A presente pesquisa está pautada na concepção dos letramentos a serem desenvolvidos mediante a utilização crescente do Chat GPT e a necessidade de ampliação das capacidades do leitor ubíquo imerso às informações na sociedade digital. O estudo tem por objetivo identificar estratégias que viabilizem práticas pedagógicas que estabeleçam diretrizes claras para o uso do Chat GPT incluindo orientações sobre a privacidade, a ética e a responsabilidade no uso da Inteligência Artificial e demais tecnologias digitais. Para tanto, buscamos ampliar as competências dos letramentos considerando ser essenciais para lidar com o mundo digital. Foram utilizados autores que problematizam a relação entre formação de leitores e letramentos digitais como Lúcia Santaella (2004, 2008, 2010), Ana Elisa Ribeiro (2018, 2020, 2022), Martha Gabriel (2022), Foucart (2023) entre outros. O estudo faz uma discussão sobre o ato de ler, a leitura em tempos de conectividade, o leitor ubíquo como agente problematizador das informações no ciberespaço. Conclui-se que é preciso lançar mão de novas estratégias para acompanhar o aparecimento de novas tecnologias que são capazes de influenciar na formação do sujeito pensante, crítico e o quão o desenvolvimento dos letramentos podem afetar a vida do sujeito na sua ação contínua e libertadora.