Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAR HISTÓRIAS INFANTIS ACELERA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97924
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4364
    "inscrito_id" => 5043
    "titulo" => "UTILIZAR HISTÓRIAS INFANTIS ACELERA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos o projeto de leitura realizado na Escola Municipal Marieta Lopes Ielpo, na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2022 e 2023 pela professora Rozilene Aparecida de Paiva Carlos e pela Residente do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAA, Durlany dos Santos, tendo como objetivo geral frizar a importância de despertar o gosto de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental ( principalmente 1º e 2º anos que se encontram no início do processo de alfabetização) por histórias de livros infantis e também mostrar aos professores como as histórias podem se tornar ferramentas importantes para desenvolver a Literácia, Numerácia, Alfabetização e Letramento, melhorando assim a leitura e escrita dos alunos, bem como, trabalhar valores e diferentes culturas, como a indígena e africana; Favorecendo ainda o trabalho com a interdisciplinariedade. Algumas das atividades desenvolvidas foram: hora da história diariamente, maleta das histórias viajentes, sequências didáticas envolvendo as histórias, atividades de artes, mini gráfica, oficinas para os docentes da Unidade Escolar e para os residentes do curso de Pedagogia, momentos de leituras de histórias nas reuniões de pais, sugestões de histórias existentes na biblioteca da escola que favoreçam a interdisciplinariedade em todas as turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho realizado observamos o interesse das crianças pelos momentos de leitura, a facilidade em realizar as atividades envolvendo os livros de histórias, o relato dos responsáveis quanto ao aumento do gosto de seus filhos pelas histórias e a inserção de momentos de leitura no planejamento das colegas de profissão das demais turmas. Ficou claro que as turmas onde o projeto de leitura foi desenvolvido teve aproveitamento maior do que as que não possuíam práticas diárias de leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5043_TB4364_16062023224405.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZILENE APARECIDA DE PAIVA CARLOS"
    "autor_nome_curto" => "ROZILENE APAREC"
    "autor_email" => "rozicarlos1976@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97924
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4364
    "inscrito_id" => 5043
    "titulo" => "UTILIZAR HISTÓRIAS INFANTIS ACELERA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos o projeto de leitura realizado na Escola Municipal Marieta Lopes Ielpo, na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2022 e 2023 pela professora Rozilene Aparecida de Paiva Carlos e pela Residente do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAA, Durlany dos Santos, tendo como objetivo geral frizar a importância de despertar o gosto de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental ( principalmente 1º e 2º anos que se encontram no início do processo de alfabetização) por histórias de livros infantis e também mostrar aos professores como as histórias podem se tornar ferramentas importantes para desenvolver a Literácia, Numerácia, Alfabetização e Letramento, melhorando assim a leitura e escrita dos alunos, bem como, trabalhar valores e diferentes culturas, como a indígena e africana; Favorecendo ainda o trabalho com a interdisciplinariedade. Algumas das atividades desenvolvidas foram: hora da história diariamente, maleta das histórias viajentes, sequências didáticas envolvendo as histórias, atividades de artes, mini gráfica, oficinas para os docentes da Unidade Escolar e para os residentes do curso de Pedagogia, momentos de leituras de histórias nas reuniões de pais, sugestões de histórias existentes na biblioteca da escola que favoreçam a interdisciplinariedade em todas as turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho realizado observamos o interesse das crianças pelos momentos de leitura, a facilidade em realizar as atividades envolvendo os livros de histórias, o relato dos responsáveis quanto ao aumento do gosto de seus filhos pelas histórias e a inserção de momentos de leitura no planejamento das colegas de profissão das demais turmas. Ficou claro que as turmas onde o projeto de leitura foi desenvolvido teve aproveitamento maior do que as que não possuíam práticas diárias de leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5043_TB4364_16062023224405.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZILENE APARECIDA DE PAIVA CARLOS"
    "autor_nome_curto" => "ROZILENE APAREC"
    "autor_email" => "rozicarlos1976@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste artigo apresentamos o projeto de leitura realizado na Escola Municipal Marieta Lopes Ielpo, na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2022 e 2023 pela professora Rozilene Aparecida de Paiva Carlos e pela Residente do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAA, Durlany dos Santos, tendo como objetivo geral frizar a importância de despertar o gosto de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental ( principalmente 1º e 2º anos que se encontram no início do processo de alfabetização) por histórias de livros infantis e também mostrar aos professores como as histórias podem se tornar ferramentas importantes para desenvolver a Literácia, Numerácia, Alfabetização e Letramento, melhorando assim a leitura e escrita dos alunos, bem como, trabalhar valores e diferentes culturas, como a indígena e africana; Favorecendo ainda o trabalho com a interdisciplinariedade. Algumas das atividades desenvolvidas foram: hora da história diariamente, maleta das histórias viajentes, sequências didáticas envolvendo as histórias, atividades de artes, mini gráfica, oficinas para os docentes da Unidade Escolar e para os residentes do curso de Pedagogia, momentos de leituras de histórias nas reuniões de pais, sugestões de histórias existentes na biblioteca da escola que favoreçam a interdisciplinariedade em todas as turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho realizado observamos o interesse das crianças pelos momentos de leitura, a facilidade em realizar as atividades envolvendo os livros de histórias, o relato dos responsáveis quanto ao aumento do gosto de seus filhos pelas histórias e a inserção de momentos de leitura no planejamento das colegas de profissão das demais turmas. Ficou claro que as turmas onde o projeto de leitura foi desenvolvido teve aproveitamento maior do que as que não possuíam práticas diárias de leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.