Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO CONTEXTUALIZADO DA GRAMÁTICA POR MEIO DA LITERATURA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95962
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1722
    "inscrito_id" => 1362
    "titulo" => "ENSINO CONTEXTUALIZADO DA GRAMÁTICA POR MEIO DA LITERATURA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "Nos últimos tempos, tem sido lugar comum, nas discussões sobre o ensino da gramática, encontrarmos apontamentos sobre a necessidade de um ensino contextualizado, especialmente na educação básica. No entanto, apesar de notáveis avanços nas diretrizes de importantes documentos que norteiam a educação brasileira — os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber — ainda há muito a ser feito, principalmente no que diz respeito à práxis, isto é, ao desenvolvimento destes apontamentos na sala de aula. Isto posto, o presente escopo deste estudo é objetiva desenvolver práticas de análise linguística, contextualizando o ensino da gramática a partir do uso da literatura, especificamente a partir do estudo do gênero conto, sob a luz do que propõe Bezerra (2020): partindo do gênero textual para chegarmos às unidades linguísticas, considerando a língua como ação entre os seus usuários (interação). Para tanto, utilizaremos uma aula do Programa de Residência Pedagógica da Capes, em uma escola do campo, no 2° ano do ensino médio, onde atuamos como Residentes. A aula será planejada para ser um modelo na elaboração das próximas aulas da Sequência Didática (SD) a serem aplicadas nesta turma, tendo como arcabouço teórico os estudos de Maria Auxiliadora Bezerra, Afrânio Coutinho e Carlos Franchi, bem como os documentos supracitados. A partir da revisão bibliográfica destes textos, será elaborado um plano de aula que, por conseguinte, será aplicado, culminando na seção de resultados e discussões que integrará este artigo. Buscamos, a partir disso, entender de que modo, na prática, o uso dos gêneros textuais viabilizam um ensino de gramática contextualizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1362_TB1722_20112023154113.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY DOS SANTOS HERMINIO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA HERMINI"
    "autor_email" => "kelly.jessica184@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95962
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1722
    "inscrito_id" => 1362
    "titulo" => "ENSINO CONTEXTUALIZADO DA GRAMÁTICA POR MEIO DA LITERATURA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "Nos últimos tempos, tem sido lugar comum, nas discussões sobre o ensino da gramática, encontrarmos apontamentos sobre a necessidade de um ensino contextualizado, especialmente na educação básica. No entanto, apesar de notáveis avanços nas diretrizes de importantes documentos que norteiam a educação brasileira — os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber — ainda há muito a ser feito, principalmente no que diz respeito à práxis, isto é, ao desenvolvimento destes apontamentos na sala de aula. Isto posto, o presente escopo deste estudo é objetiva desenvolver práticas de análise linguística, contextualizando o ensino da gramática a partir do uso da literatura, especificamente a partir do estudo do gênero conto, sob a luz do que propõe Bezerra (2020): partindo do gênero textual para chegarmos às unidades linguísticas, considerando a língua como ação entre os seus usuários (interação). Para tanto, utilizaremos uma aula do Programa de Residência Pedagógica da Capes, em uma escola do campo, no 2° ano do ensino médio, onde atuamos como Residentes. A aula será planejada para ser um modelo na elaboração das próximas aulas da Sequência Didática (SD) a serem aplicadas nesta turma, tendo como arcabouço teórico os estudos de Maria Auxiliadora Bezerra, Afrânio Coutinho e Carlos Franchi, bem como os documentos supracitados. A partir da revisão bibliográfica destes textos, será elaborado um plano de aula que, por conseguinte, será aplicado, culminando na seção de resultados e discussões que integrará este artigo. Buscamos, a partir disso, entender de que modo, na prática, o uso dos gêneros textuais viabilizam um ensino de gramática contextualizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1362_TB1722_20112023154113.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA KELLY DOS SANTOS HERMINIO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA HERMINI"
    "autor_email" => "kelly.jessica184@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nos últimos tempos, tem sido lugar comum, nas discussões sobre o ensino da gramática, encontrarmos apontamentos sobre a necessidade de um ensino contextualizado, especialmente na educação básica. No entanto, apesar de notáveis avanços nas diretrizes de importantes documentos que norteiam a educação brasileira — os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber — ainda há muito a ser feito, principalmente no que diz respeito à práxis, isto é, ao desenvolvimento destes apontamentos na sala de aula. Isto posto, o presente escopo deste estudo é objetiva desenvolver práticas de análise linguística, contextualizando o ensino da gramática a partir do uso da literatura, especificamente a partir do estudo do gênero conto, sob a luz do que propõe Bezerra (2020): partindo do gênero textual para chegarmos às unidades linguísticas, considerando a língua como ação entre os seus usuários (interação). Para tanto, utilizaremos uma aula do Programa de Residência Pedagógica da Capes, em uma escola do campo, no 2° ano do ensino médio, onde atuamos como Residentes. A aula será planejada para ser um modelo na elaboração das próximas aulas da Sequência Didática (SD) a serem aplicadas nesta turma, tendo como arcabouço teórico os estudos de Maria Auxiliadora Bezerra, Afrânio Coutinho e Carlos Franchi, bem como os documentos supracitados. A partir da revisão bibliográfica destes textos, será elaborado um plano de aula que, por conseguinte, será aplicado, culminando na seção de resultados e discussões que integrará este artigo. Buscamos, a partir disso, entender de que modo, na prática, o uso dos gêneros textuais viabilizam um ensino de gramática contextualizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.