LETRAMENTO VISUAL: UM OLHAR SOBRE AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS SURDOS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2161 "inscrito_id" => 12815 "titulo" => "LETRAMENTO VISUAL: UM OLHAR SOBRE AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS SURDOS." "resumo" => "O fato de compreender que a Língua Portuguesa é para os surdos uma segunda língua (L2) e que seu aprendizado é um tanto complexo para os mesmos, serviu como ponto de partida para a realização deste presente estudo, que objetiva analisar como vem se dando as práticas de leitura e escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, e se há nas mesmas a inserção de recursos visuais que contemplem o sujeito surdo. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa e a coleta de dados se deu através da observação em sala de aula e de questionário aplicado, em que a partir de ambos permitiu-se vivenciar tais práticas. Realizou-se também pesquisas bibliográficas alicerçadas nos dizeres de autores como: ALBANO (2009), SOARES (2009), NANTES (2010), PEREIRA (2014), STROBEL (2008), GESUELI E MOURA (2006), LEBEDEFF (2010), entre outros. De acordo com os estudos desenvolvidos pelos autores citados e a partir da análise dos dados coletados na atual pesquisa, pôde-se constatar que o ensino do português para os surdos ainda necessita ser refletido, principalmente, no que diz respeito a adequação dos métodos para auxiliar as práticas de leitura e escrita. Desse modo, a partir do contato com a Literatura referente ao Letramento visual é possível evidenciar um novo olhar sobre o ensino do português como L2 e sobre as práticas de leitura e escrita para os surdos, a fim de que haja uma melhoria e garantia ao aprendizado desses." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12815_TB2161_04052023184033.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "ma97marina@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2161 "inscrito_id" => 12815 "titulo" => "LETRAMENTO VISUAL: UM OLHAR SOBRE AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS SURDOS." "resumo" => "O fato de compreender que a Língua Portuguesa é para os surdos uma segunda língua (L2) e que seu aprendizado é um tanto complexo para os mesmos, serviu como ponto de partida para a realização deste presente estudo, que objetiva analisar como vem se dando as práticas de leitura e escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, e se há nas mesmas a inserção de recursos visuais que contemplem o sujeito surdo. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa e a coleta de dados se deu através da observação em sala de aula e de questionário aplicado, em que a partir de ambos permitiu-se vivenciar tais práticas. Realizou-se também pesquisas bibliográficas alicerçadas nos dizeres de autores como: ALBANO (2009), SOARES (2009), NANTES (2010), PEREIRA (2014), STROBEL (2008), GESUELI E MOURA (2006), LEBEDEFF (2010), entre outros. De acordo com os estudos desenvolvidos pelos autores citados e a partir da análise dos dados coletados na atual pesquisa, pôde-se constatar que o ensino do português para os surdos ainda necessita ser refletido, principalmente, no que diz respeito a adequação dos métodos para auxiliar as práticas de leitura e escrita. Desse modo, a partir do contato com a Literatura referente ao Letramento visual é possível evidenciar um novo olhar sobre o ensino do português como L2 e sobre as práticas de leitura e escrita para os surdos, a fim de que haja uma melhoria e garantia ao aprendizado desses." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12815_TB2161_04052023184033.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINA" "autor_email" => "ma97marina@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }