MENEZES, Rafael De. Autismo e judô: unidos pela inclusão – um estudo de caso. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/94973>. Acesso em: 23/11/2024 01:03
Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por algum grau de comprometimento biopsicossocial. Objetivo: Verificar o impacto das aulas de judô em um educando com o diagnóstico de TEA. Metodologia: Realizamos um estudo de caso onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Resultados: Iniciamos a entrevista com a mãe que aponta os motivos que a levou a colocá-lo no judô, “...para poder melhorar mais a atenção e a socialização”; mostra-se preocupada com preconceitos “A minha maior preocupação é a questão do bullyng e o preconceito...” também aponta as melhoras ocorridas com o judô “...melhorou a socialização, equilíbrio, disciplina e condicionamento físico...”. O judô é uma ferramenta terapêutica e educacional, que melhora a forma física, o controle motor e as atitudes psicossocias. Os colegas apontam as mudanças ocorridas; “No começo ele não ficava muito quietinho, atualmente faz tudo tranquilo, se comporta bastante. Eu acho que o judô vem ajudando-o”. “Treinar com ele é bem legal, pois o ajuda a socializar com as pessoas”; “Treinar com ele é igual treinar com qualquer outra pessoa”. Apesar de o judô ser um esporte individual, a modalidade privilegia a coletividade, o respeito, a amizade e a disciplina. Conclusões: Percebemos que o judô traz benefícios ao considerar as especificidades, proporcionando o amadurecimento do aluno, auxiliando-o no entendimento das suas emoções e na apreensão de valores e há uma relação muito importante e benéfica da qual contribui-se para acabar com o preconceito e a promover a inclusão, na família, com os amigos e na sociedade.