Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MEDIAÇÃO DO LITERÁRIO NEGRO NA ESCOLA SANTA VERÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96224
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2071
    "inscrito_id" => 5812
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO LITERÁRIO NEGRO NA ESCOLA SANTA VERÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado da realização do projeto de pesquisa Palavras de Cor: a literatura negra na educação básica, e trata do relato de experiência do bolsista da referida pesquisa. Logo, descreve a realização de mediações literárias junto aos alunos do ensino fundamental II da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Verônica, localizada na comunidade quilombola do Sítio Arruda, em Araripe-CE. A vivência enquanto bolsista do referido projeto oportunizou a percepção da necessidade da realização de ações e iniciativas de incentivo à leitura junto aos alunos da referida escola, em especial com as turmas do 6º ao 9º ano. Enfatiza-se a importância do acesso à leitura pela dimensão estética de obras literárias com recorte na literatura negra por meio da realização de círculos de leitura envolvendo a participação espontânea dos alunos, professores e gestores. Além disso a pesquisa almejou contribuir com o fortalecimento da identidade quilombola dos alunos e alunas através da identificação com a literatura negra. Conclui-se que tanto o acesso à leitura quanto a obras literárias de escritores negros e negras precisa se melhor apropriada pela escola, inclusive, com o desenvolvimento de iniciativas motivadoras da leitura, a exemplo dos círculos de leitura realizados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5812_TB2071_20062023180826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANY MERY ALENCAR LEITE"
    "autor_nome_curto" => "JANY"
    "autor_email" => "jany.alencar@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96224
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2071
    "inscrito_id" => 5812
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO LITERÁRIO NEGRO NA ESCOLA SANTA VERÔNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado da realização do projeto de pesquisa Palavras de Cor: a literatura negra na educação básica, e trata do relato de experiência do bolsista da referida pesquisa. Logo, descreve a realização de mediações literárias junto aos alunos do ensino fundamental II da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Verônica, localizada na comunidade quilombola do Sítio Arruda, em Araripe-CE. A vivência enquanto bolsista do referido projeto oportunizou a percepção da necessidade da realização de ações e iniciativas de incentivo à leitura junto aos alunos da referida escola, em especial com as turmas do 6º ao 9º ano. Enfatiza-se a importância do acesso à leitura pela dimensão estética de obras literárias com recorte na literatura negra por meio da realização de círculos de leitura envolvendo a participação espontânea dos alunos, professores e gestores. Além disso a pesquisa almejou contribuir com o fortalecimento da identidade quilombola dos alunos e alunas através da identificação com a literatura negra. Conclui-se que tanto o acesso à leitura quanto a obras literárias de escritores negros e negras precisa se melhor apropriada pela escola, inclusive, com o desenvolvimento de iniciativas motivadoras da leitura, a exemplo dos círculos de leitura realizados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5812_TB2071_20062023180826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANY MERY ALENCAR LEITE"
    "autor_nome_curto" => "JANY"
    "autor_email" => "jany.alencar@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é resultado da realização do projeto de pesquisa Palavras de Cor: a literatura negra na educação básica, e trata do relato de experiência do bolsista da referida pesquisa. Logo, descreve a realização de mediações literárias junto aos alunos do ensino fundamental II da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Verônica, localizada na comunidade quilombola do Sítio Arruda, em Araripe-CE. A vivência enquanto bolsista do referido projeto oportunizou a percepção da necessidade da realização de ações e iniciativas de incentivo à leitura junto aos alunos da referida escola, em especial com as turmas do 6º ao 9º ano. Enfatiza-se a importância do acesso à leitura pela dimensão estética de obras literárias com recorte na literatura negra por meio da realização de círculos de leitura envolvendo a participação espontânea dos alunos, professores e gestores. Além disso a pesquisa almejou contribuir com o fortalecimento da identidade quilombola dos alunos e alunas através da identificação com a literatura negra. Conclui-se que tanto o acesso à leitura quanto a obras literárias de escritores negros e negras precisa se melhor apropriada pela escola, inclusive, com o desenvolvimento de iniciativas motivadoras da leitura, a exemplo dos círculos de leitura realizados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.