ALBANO, Wladimyr Mattos et al.. Kit para aulas experimentais simuladas. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/94827>. Acesso em: 22/11/2024 21:10
Um dos maiores motivos de reclamação de alunos e professores do Ensino Médio, principalmente em disciplinas das ciências da natureza, é a falta de aulas experimentais, por carência de laboratórios, equipamentos, reagentes e materiais, e mesmo onde há laboratórios muitas vezes não se dispõe de tempo para realizar a logística de elaboração da prática. Junto da falta de aulas experimentais, outra queixa uníssona é a falta de contextualização das aulas, cujo conteúdo não vem acompanhado de exemplos práticos e comuns aos alunos, vivenciados por eles mesmo que por intermédio de mídias. O objetivo deste trabalho é apresentar um kit, entre muitos outros que podem ser elaborados seguindo a mesma metodologia e variando o conteúdo programático da disciplina para alcançar o mesmo objetivo, que na ausência de qualquer infraestrutura laboratorial e prescindindo de logística de elaboração, pode ser utilizado para desenvolver aulas experimentais objetivas e contextualizadas. Baseado na estratégia pedagógica da simulação e imersa em um ambiente de profissão, que nesse caso será a de analista (químico, biólogo ou farmacêutico), a aula irá fornecer a oportunidade de o aluno desenvolver suas habilidades e aprender com seus próprios erros, elaborar relatórios e discutir seu aprendizado de modo ativo e participativo, com o professor atuando como supervisor. O kit é composto de materiais simples e de custo muito baixo, que podem ser reciclados ou reaproveitados, os reagentes são plantas medicinais encontradas em feiras, mercados e quintais, podendo tudo ser adquirido pela Internet, através do e-commerce. A manipulação do kit é simples e não há nada que apresente risco de qualquer natureza ou toxidez, pois os produtos gerados podem ser descartados na pia sem preocupação. O resultado são aulas dinâmicas onde o aluno se sente o protagonista da construção de seu conhecimento, descobrindo a partir da prática o que lhe é ensinado na teoria.