Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REALIDADE VIRTUAL: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO IMERSIVO PARA AMBIENTES DE RISCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95836
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1560
    "inscrito_id" => 12769
    "titulo" => "REALIDADE VIRTUAL: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO IMERSIVO PARA AMBIENTES DE RISCO"
    "resumo" => "A Realidade Virtual é uma tecnologia que tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas interagem com o mundo. Uma das suas principais vantagens é a capacidade de proporcionar experiências imersivas que simulam ambientes reais ou fictícios. Além disso, a Realidade Virtual também oferece a possibilidade de inclusão de sujeitos com mobilidade reduzida em situações que seriam inacessíveis ou perigosas de outra forma. Neste trabalho, são apresentados conceitos e benefícios de aprendizagem baseada em simulação e da utilização de tecnologias imersivas no processo de ensino aprendizagem. A metodologia consistiu na criação de um ambiente virtual utilizando o framework Unity 3D, simulando equipamentos e ambientes reais do setor elétrico. As simulações foram reproduzidas no dispositivo Oculus Quest 2, proporcionando uma experiência altamente imersiva para os usuários. O software de realidade virtual desenvolvido pode trazer vantagens para a capacitação de profissionais, como a redução de custos, a melhoria da segurança e a personalização dos treinamentos. No entanto, ainda há desafios para a implementação da realidade virtual na educação, como a falta de recursos, acessibilidade e treinamento para os educadores. Portanto, é necessário investir no desenvolvimento da realidade virtual e na capacitação de profissionais de ensino, para que a tecnologia possa ser usada de forma efetiva na a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12769_TB1560_04102023203704.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICK NASCIMENTO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ERICK NST"
    "autor_email" => "ericknasci@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95836
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1560
    "inscrito_id" => 12769
    "titulo" => "REALIDADE VIRTUAL: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZADO IMERSIVO PARA AMBIENTES DE RISCO"
    "resumo" => "A Realidade Virtual é uma tecnologia que tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas interagem com o mundo. Uma das suas principais vantagens é a capacidade de proporcionar experiências imersivas que simulam ambientes reais ou fictícios. Além disso, a Realidade Virtual também oferece a possibilidade de inclusão de sujeitos com mobilidade reduzida em situações que seriam inacessíveis ou perigosas de outra forma. Neste trabalho, são apresentados conceitos e benefícios de aprendizagem baseada em simulação e da utilização de tecnologias imersivas no processo de ensino aprendizagem. A metodologia consistiu na criação de um ambiente virtual utilizando o framework Unity 3D, simulando equipamentos e ambientes reais do setor elétrico. As simulações foram reproduzidas no dispositivo Oculus Quest 2, proporcionando uma experiência altamente imersiva para os usuários. O software de realidade virtual desenvolvido pode trazer vantagens para a capacitação de profissionais, como a redução de custos, a melhoria da segurança e a personalização dos treinamentos. No entanto, ainda há desafios para a implementação da realidade virtual na educação, como a falta de recursos, acessibilidade e treinamento para os educadores. Portanto, é necessário investir no desenvolvimento da realidade virtual e na capacitação de profissionais de ensino, para que a tecnologia possa ser usada de forma efetiva na a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12769_TB1560_04102023203704.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICK NASCIMENTO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ERICK NST"
    "autor_email" => "ericknasci@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Realidade Virtual é uma tecnologia que tem o potencial de revolucionar a forma como as pessoas interagem com o mundo. Uma das suas principais vantagens é a capacidade de proporcionar experiências imersivas que simulam ambientes reais ou fictícios. Além disso, a Realidade Virtual também oferece a possibilidade de inclusão de sujeitos com mobilidade reduzida em situações que seriam inacessíveis ou perigosas de outra forma. Neste trabalho, são apresentados conceitos e benefícios de aprendizagem baseada em simulação e da utilização de tecnologias imersivas no processo de ensino aprendizagem. A metodologia consistiu na criação de um ambiente virtual utilizando o framework Unity 3D, simulando equipamentos e ambientes reais do setor elétrico. As simulações foram reproduzidas no dispositivo Oculus Quest 2, proporcionando uma experiência altamente imersiva para os usuários. O software de realidade virtual desenvolvido pode trazer vantagens para a capacitação de profissionais, como a redução de custos, a melhoria da segurança e a personalização dos treinamentos. No entanto, ainda há desafios para a implementação da realidade virtual na educação, como a falta de recursos, acessibilidade e treinamento para os educadores. Portanto, é necessário investir no desenvolvimento da realidade virtual e na capacitação de profissionais de ensino, para que a tecnologia possa ser usada de forma efetiva na a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.