Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO III: REFLETINDO O ESPAÇO ESCOLAR E TECENDO EXPERIÊNCIAS COMO ARCABOUÇO DE FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96690
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2706
    "inscrito_id" => 13125
    "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO III: REFLETINDO O ESPAÇO ESCOLAR E TECENDO EXPERIÊNCIAS COMO ARCABOUÇO DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Curricular Supervisionado de Observação III, como uma disciplina que foi realizada no curso de História, onde nos possibilitou adentrar em sala de aula e conhecer o espaço escolar, além de vivenciar o cotidiano tão extenso e dinâmico que é praticado pelo professor, principalmente na educação básica. Essa disciplina ocorreu no sétimo semestre do curso, onde conseguimos escolher a escola para o qual iríamos realizar a observação e no final de tudo, produzirmos um relato de experiência e também compartilhar na sala de aula, nossos questionamentos e desafios enfrentados. A escola selecionada, tem por nome Escola de Ensino fundamental Estado da Paraíba, que fica localizada na cidade do Crato-CE. O texto apresenta reflexões do cotidiano escolar e os desafios que logramos superar, para melhor compreensão do ambiente escolar e da construção de uma identidade docente. Respaldamos teoricamente as discussões, a partir de produções de Paulo Freire (1996), Selma Garrido Pimenta (2012), Selva Guimarães Fonseca (2012), além de referências bibliográficos que puderam contribuir e amparar nas nossas discussões. Conseguimos concluir o estágio e evidenciar a importância de conectar a prática da teoria, o que acaba sendo um desafio para o professor de História que se vê num ambiente diferenciando do que lhe é proposto em ambiente acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13125_TB2706_01102023112523.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANE FRANCELINA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANE"
    "autor_email" => "leidiane.francelina@urca."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96690
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2706
    "inscrito_id" => 13125
    "titulo" => "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO III: REFLETINDO O ESPAÇO ESCOLAR E TECENDO EXPERIÊNCIAS COMO ARCABOUÇO DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Curricular Supervisionado de Observação III, como uma disciplina que foi realizada no curso de História, onde nos possibilitou adentrar em sala de aula e conhecer o espaço escolar, além de vivenciar o cotidiano tão extenso e dinâmico que é praticado pelo professor, principalmente na educação básica. Essa disciplina ocorreu no sétimo semestre do curso, onde conseguimos escolher a escola para o qual iríamos realizar a observação e no final de tudo, produzirmos um relato de experiência e também compartilhar na sala de aula, nossos questionamentos e desafios enfrentados. A escola selecionada, tem por nome Escola de Ensino fundamental Estado da Paraíba, que fica localizada na cidade do Crato-CE. O texto apresenta reflexões do cotidiano escolar e os desafios que logramos superar, para melhor compreensão do ambiente escolar e da construção de uma identidade docente. Respaldamos teoricamente as discussões, a partir de produções de Paulo Freire (1996), Selma Garrido Pimenta (2012), Selva Guimarães Fonseca (2012), além de referências bibliográficos que puderam contribuir e amparar nas nossas discussões. Conseguimos concluir o estágio e evidenciar a importância de conectar a prática da teoria, o que acaba sendo um desafio para o professor de História que se vê num ambiente diferenciando do que lhe é proposto em ambiente acadêmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13125_TB2706_01102023112523.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEIDIANE FRANCELINA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "LEIDIANE"
    "autor_email" => "leidiane.francelina@urca."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Curricular Supervisionado de Observação III, como uma disciplina que foi realizada no curso de História, onde nos possibilitou adentrar em sala de aula e conhecer o espaço escolar, além de vivenciar o cotidiano tão extenso e dinâmico que é praticado pelo professor, principalmente na educação básica. Essa disciplina ocorreu no sétimo semestre do curso, onde conseguimos escolher a escola para o qual iríamos realizar a observação e no final de tudo, produzirmos um relato de experiência e também compartilhar na sala de aula, nossos questionamentos e desafios enfrentados. A escola selecionada, tem por nome Escola de Ensino fundamental Estado da Paraíba, que fica localizada na cidade do Crato-CE. O texto apresenta reflexões do cotidiano escolar e os desafios que logramos superar, para melhor compreensão do ambiente escolar e da construção de uma identidade docente. Respaldamos teoricamente as discussões, a partir de produções de Paulo Freire (1996), Selma Garrido Pimenta (2012), Selva Guimarães Fonseca (2012), além de referências bibliográficos que puderam contribuir e amparar nas nossas discussões. Conseguimos concluir o estágio e evidenciar a importância de conectar a prática da teoria, o que acaba sendo um desafio para o professor de História que se vê num ambiente diferenciando do que lhe é proposto em ambiente acadêmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.