O presente estudo apresenta uma experiência desenvolvida em uma sala de aula de matemática. Com isso, analisamos como o uso de Dobraduras e do Geogebra potencializaram a compreensão da definição de Elipse. Assim, esta pesquisa fundamenta-se em dois aspectos relevantes, tais como: apresentar algumas definições da elipse, utilizando dobraduras e o Geogebra, com o propósito de proporcionar aos alunos uma aprendizagem com compreensão; e do ponto de vista didáticopedagógico, podemos destacar as potencialidades das tecnologias no processo ensino-aprendizagem de Matemática, visto que trata-se de um recurso que está bem presente no cotidiano dos alunos. A investigação se deu por meio de uma oficina com duração de quatro horas, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Município de Alagoinha-PB. Dentre os resultados, ressaltamos que a interação dos alunos durante a oficina é advinda de uma proposta dinâmica e investigativa em sala de aula, que deu voz aos mesmos, permitindo que eles sejam sujeitos ativo na construção de sua aprendizagem matemática. Ademais, as diferentes formas de abordar a definição de Elipse possibilitou dá significado ao estudo deste tópico matemático. Concluímos, destacando a necessidade dos professores trabalharem como metodologias que oportunize aos alunos a oportunidade de participar ativamente do seu próprio processo de aprendizagem.