Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95538
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1180
    "inscrito_id" => 11396
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O período de distanciamento causado pela pandemia da Covid-19, agravou a defasagem no processo de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita na alfabetização. A pesquisa busca por práticas pedagógicas que possibilitem a superação dos desafios educacionais citados, para isto, busca-se responder à questão sobre como a contação de histórias estimula o desenvolvimento da escrita de crianças que estão em processo de alfabetização, do 1° ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Este trabalho tem por objetivo compreender as estratégias de desenvolvimento da escrita na alfabetização a partir da contação de histórias. No processo de pesquisa, pretende-se elaborar um material didático que reunirá sugestões de sequências didáticas de atividades contextualizadas através da contação de histórias, para servir de apoio aos professores alfabetizadores que buscam o desenvolvimento da escrita discente. A perspectiva teórica deste trabalho foi construída a partir da conceituação de alfabetização de Magda Soares e da categorização de escrita baseada nos estudos de Emília Ferrero e Ana Teberosky. A investigação iniciará a partir de uma consulta, por meio de questionário semiestruturado, que visa identificar as estratégias utilizadas por professores alfabetizadores para desenvolver a escrita dos alfabetizandos. A partir desses dados coletados pretende-se planejar e elaborar atividades a partir de contações de histórias que serão realizadas em sala de aula em busca do avanço da hipótese de escrita desses alunos. Na fase final haverá a realização de avaliação diagnóstica do desenvolvimento da escrita dos alunos. No momento foi realizada uma experiência piloto a partir da contação da história “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo França, no qual os resultados preliminares indicam que materiais específicos são um diferencial à medida que se adequam às necessidades de aprendizagem na alfabetização e contação de histórias em sala de aula estimula as crianças no início do processo de escrita."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11396_TB1180_17112023181257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIELE ROSA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NIELE ROSA"
    "autor_email" => "nielerosa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95538
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1180
    "inscrito_id" => 11396
    "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O período de distanciamento causado pela pandemia da Covid-19, agravou a defasagem no processo de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita na alfabetização. A pesquisa busca por práticas pedagógicas que possibilitem a superação dos desafios educacionais citados, para isto, busca-se responder à questão sobre como a contação de histórias estimula o desenvolvimento da escrita de crianças que estão em processo de alfabetização, do 1° ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Este trabalho tem por objetivo compreender as estratégias de desenvolvimento da escrita na alfabetização a partir da contação de histórias. No processo de pesquisa, pretende-se elaborar um material didático que reunirá sugestões de sequências didáticas de atividades contextualizadas através da contação de histórias, para servir de apoio aos professores alfabetizadores que buscam o desenvolvimento da escrita discente. A perspectiva teórica deste trabalho foi construída a partir da conceituação de alfabetização de Magda Soares e da categorização de escrita baseada nos estudos de Emília Ferrero e Ana Teberosky. A investigação iniciará a partir de uma consulta, por meio de questionário semiestruturado, que visa identificar as estratégias utilizadas por professores alfabetizadores para desenvolver a escrita dos alfabetizandos. A partir desses dados coletados pretende-se planejar e elaborar atividades a partir de contações de histórias que serão realizadas em sala de aula em busca do avanço da hipótese de escrita desses alunos. Na fase final haverá a realização de avaliação diagnóstica do desenvolvimento da escrita dos alunos. No momento foi realizada uma experiência piloto a partir da contação da história “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo França, no qual os resultados preliminares indicam que materiais específicos são um diferencial à medida que se adequam às necessidades de aprendizagem na alfabetização e contação de histórias em sala de aula estimula as crianças no início do processo de escrita."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11396_TB1180_17112023181257.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIELE ROSA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NIELE ROSA"
    "autor_email" => "nielerosa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O período de distanciamento causado pela pandemia da Covid-19, agravou a defasagem no processo de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita na alfabetização. A pesquisa busca por práticas pedagógicas que possibilitem a superação dos desafios educacionais citados, para isto, busca-se responder à questão sobre como a contação de histórias estimula o desenvolvimento da escrita de crianças que estão em processo de alfabetização, do 1° ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Este trabalho tem por objetivo compreender as estratégias de desenvolvimento da escrita na alfabetização a partir da contação de histórias. No processo de pesquisa, pretende-se elaborar um material didático que reunirá sugestões de sequências didáticas de atividades contextualizadas através da contação de histórias, para servir de apoio aos professores alfabetizadores que buscam o desenvolvimento da escrita discente. A perspectiva teórica deste trabalho foi construída a partir da conceituação de alfabetização de Magda Soares e da categorização de escrita baseada nos estudos de Emília Ferrero e Ana Teberosky. A investigação iniciará a partir de uma consulta, por meio de questionário semiestruturado, que visa identificar as estratégias utilizadas por professores alfabetizadores para desenvolver a escrita dos alfabetizandos. A partir desses dados coletados pretende-se planejar e elaborar atividades a partir de contações de histórias que serão realizadas em sala de aula em busca do avanço da hipótese de escrita desses alunos. Na fase final haverá a realização de avaliação diagnóstica do desenvolvimento da escrita dos alunos. No momento foi realizada uma experiência piloto a partir da contação da história “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo França, no qual os resultados preliminares indicam que materiais específicos são um diferencial à medida que se adequam às necessidades de aprendizagem na alfabetização e contação de histórias em sala de aula estimula as crianças no início do processo de escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.