A presente pesquisa, situada dentro da temática de Educação Campo, busca como objetivo principal analisar o atendimento oferecido a estudantes de escolas do campo localizadas em áreas rurais do município de Buenos Aires-PE. Para isso, observou a relação entre oferta escolar e ações de valorização e afirmação da identidade campesina. Especificamente buscou: i) Realizar levantamento quantitativo da oferta escolar nos níveis da educação básica no intervalo de tempo entre 2010-2021; ii) Identificar nas políticas educacionais municipais quais ações são voltadas a matrícula/permanência dos estudantes camponeses e quais ações são voltadas para reafirmação da identidade campesina; iii) Observar quais as estratégias pedagógicas de acompanhamento da profissionalização docente são realizadas pela secretaria municipal. A pesquisa é exploratória e adotou como linha metodológica um viés quantitativo e qualitativo, utilizando de um arcabouço teórico e documental para coleta de dados. Quanto ao levantamento das diretrizes educacionais que regem o município, não foi possível realizar os dois últimos objetivos pela ausência de dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação, portanto o levantamento permaneceu ancorado em dissertações anteriores realizadas sobre o município e dados fornecidos pelo Censo Escolar, PNAD e IBGE. Observou-se que nos últimos 11 anos (2010-2021) o município sofreu com um processo de diminuição da matrícula e oferta escolar, principalmente nas turmas da EJA, dos fatores levantados que corroboram para isso tem-se o processo de esvaziamento das áreas rurais e o difícil acesso a políticas públicas específicas para o campo, o que corrobora para o fechamento de escolas e turmas. Tal fenômeno faz parte de um projeto de desenvolvimento territorial que se contrapõe aos interesses do campesinato, na medida em que os desvincula da terra e os enxota para as cidades.