RESUMO A residência pedagógica (RP) é um programa de incentivo à formação docente que tem como objetivo principal promover a relação indissociável entre teoria e prática no âmbito da Educação. Representa uma oportunidade extremamente significativa para que estudantes de licenciatura (residentes) e professores das unidades de ensino (preceptores) aprofundem seus conhecimentos, aprimorem suas habilidades pedagógicas e obtenham vivências educativas Este trabalho trata-se de pesquisa bibliográfica denominada de estado da arte - com objetivo de analisar como os estudos publicados sobre a RP evidenciam a relevância do Programa de Residência Pedagógica na formação do profissional de Educação Física. a busca efetivou-se nas seguinte bases de dados : Scielo e Periódicos Capes no período de 2010 a 2023, delimitada como palavras chaves: Educação física, Programa de Residência pedagógica e Formação profissional docente. Como categorias analíticas foram analisados os objetivos dos trabalhos, os autores, os lócus de pesquisa e as regiões dos trabalhos encontrados. O programa de Residência Pedagógica tem se destacado como uma estratégia eficaz para proporcionar aos estudantes de licenciatura uma experiência prática e reflexiva no ambiente escolar. Os resultados indicam que o programa desempenha um papel fundamental ao permitir que os estudantes tenham contato direto com a rotina da sala de aula, interagindo com os alunos e desenvolvendo habilidades práticas essenciais para a atuação docente. Além disso, o programa estimula a reflexão crítica sobre a prática pedagógica e contribui para o aprimoramento das competências profissionais. Como conclusão, destaca-se a importância de valorizar e investir e necessidade de ampliação de vagas nesse programa como parte integrante da formação docente, visando preparar futuros professores de Educação Física qualificados e aptos a enfrentar os desafios do ambiente escolar. Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica, Educação Física, Formação profissional docente.