Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97427
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3695
    "inscrito_id" => 11258
    "titulo" => "DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito à uma experiência de regência sobre multiplicação e divisão de números naturais no Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Roberto Simonsen, Campina Grande, entre 28 de março e 06 de abril de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 3, de forma expositiva dialogada, utilizando o livro didático. Observamos no decorrer da aula a acentuada dificuldade de interpretação e entendimento de problemas matemáticos de alguns dos alunos. Acreditamos que tal dificuldade dos alunos possa estar relacionada ao período de pandemia da COVID19. Já que os alunos em questão finalizaram os anos iniciais, Ensino Fundamental I, de forma remota."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11258_TB3695_26092023160952.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL"
    "autor_email" => "michaelsantos200225@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97427
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3695
    "inscrito_id" => 11258
    "titulo" => "DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO E ENTENDIMENTO SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito à uma experiência de regência sobre multiplicação e divisão de números naturais no Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Roberto Simonsen, Campina Grande, entre 28 de março e 06 de abril de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 3, de forma expositiva dialogada, utilizando o livro didático. Observamos no decorrer da aula a acentuada dificuldade de interpretação e entendimento de problemas matemáticos de alguns dos alunos. Acreditamos que tal dificuldade dos alunos possa estar relacionada ao período de pandemia da COVID19. Já que os alunos em questão finalizaram os anos iniciais, Ensino Fundamental I, de forma remota."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11258_TB3695_26092023160952.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHAEL SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MICHAEL"
    "autor_email" => "michaelsantos200225@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo diz respeito à uma experiência de regência sobre multiplicação e divisão de números naturais no Programa Residência Pedagógica da UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). A regência se deu com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Roberto Simonsen, Campina Grande, entre 28 de março e 06 de abril de 2023, totalizando em 12 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 3, de forma expositiva dialogada, utilizando o livro didático. Observamos no decorrer da aula a acentuada dificuldade de interpretação e entendimento de problemas matemáticos de alguns dos alunos. Acreditamos que tal dificuldade dos alunos possa estar relacionada ao período de pandemia da COVID19. Já que os alunos em questão finalizaram os anos iniciais, Ensino Fundamental I, de forma remota.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.