Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETOS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95701
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1387
    "inscrito_id" => 8161
    "titulo" => "PROJETOS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Os projetos de extensão voltados para educação ambiental são caracterizados pelos benefícios sociais oriundos da troca de saberes entre comunidade educativa e sociedade, os quais conciliam teoria e prática de forma indissociada com o ensino e com a pesquisa. Nesse contexto, buscou-se, com esse estudo, relatar as vivências em três projetos de extensão do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cabedelo. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo, cuja amostra foi de 40 alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFPB que vivenciaram de forma prática e imersiva os projetos: “Contribuição para cidades e comunidades sustentáveis: práticas ambientais e participação social em espaços verdes públicos”; “Reciclin” e a utilização de descarte correto de resíduos sólidos; e “Educação Ambiental inclusiva por meio da elaboração de vídeos lúdicos bilíngues” voltado para a preservação do meio ambiente. Ao final da execução dos projetos foi perceptível que as intervenções foram satisfatórias para os participantes, proporcionando sensibilização ambiental e mobilização em prol de uma sociedade que busca fins educativos para a melhoria da qualidade ambiental. Dessa forma, foi possível ainda envolver outros campos de atuação da extensão, incluindo a aprendizagem com base em práticas educativas. Além disso, destacou-se o papel social dos projetos de extensão, levando em consideração aspectos políticos, ambientais e econômicos, o que contribui para uma sociedade ambientalmente mais consciente e para a formação profissional técnica mais contextualizada com os problemas ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8161_TB1387_03052023140718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA VINAGRE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Vinagre"
    "autor_email" => "rebecavinagre@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95701
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1387
    "inscrito_id" => 8161
    "titulo" => "PROJETOS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Os projetos de extensão voltados para educação ambiental são caracterizados pelos benefícios sociais oriundos da troca de saberes entre comunidade educativa e sociedade, os quais conciliam teoria e prática de forma indissociada com o ensino e com a pesquisa. Nesse contexto, buscou-se, com esse estudo, relatar as vivências em três projetos de extensão do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cabedelo. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo, cuja amostra foi de 40 alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFPB que vivenciaram de forma prática e imersiva os projetos: “Contribuição para cidades e comunidades sustentáveis: práticas ambientais e participação social em espaços verdes públicos”; “Reciclin” e a utilização de descarte correto de resíduos sólidos; e “Educação Ambiental inclusiva por meio da elaboração de vídeos lúdicos bilíngues” voltado para a preservação do meio ambiente. Ao final da execução dos projetos foi perceptível que as intervenções foram satisfatórias para os participantes, proporcionando sensibilização ambiental e mobilização em prol de uma sociedade que busca fins educativos para a melhoria da qualidade ambiental. Dessa forma, foi possível ainda envolver outros campos de atuação da extensão, incluindo a aprendizagem com base em práticas educativas. Além disso, destacou-se o papel social dos projetos de extensão, levando em consideração aspectos políticos, ambientais e econômicos, o que contribui para uma sociedade ambientalmente mais consciente e para a formação profissional técnica mais contextualizada com os problemas ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID8161_TB1387_03052023140718.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA VINAGRE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Vinagre"
    "autor_email" => "rebecavinagre@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os projetos de extensão voltados para educação ambiental são caracterizados pelos benefícios sociais oriundos da troca de saberes entre comunidade educativa e sociedade, os quais conciliam teoria e prática de forma indissociada com o ensino e com a pesquisa. Nesse contexto, buscou-se, com esse estudo, relatar as vivências em três projetos de extensão do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cabedelo. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo, cuja amostra foi de 40 alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFPB que vivenciaram de forma prática e imersiva os projetos: “Contribuição para cidades e comunidades sustentáveis: práticas ambientais e participação social em espaços verdes públicos”; “Reciclin” e a utilização de descarte correto de resíduos sólidos; e “Educação Ambiental inclusiva por meio da elaboração de vídeos lúdicos bilíngues” voltado para a preservação do meio ambiente. Ao final da execução dos projetos foi perceptível que as intervenções foram satisfatórias para os participantes, proporcionando sensibilização ambiental e mobilização em prol de uma sociedade que busca fins educativos para a melhoria da qualidade ambiental. Dessa forma, foi possível ainda envolver outros campos de atuação da extensão, incluindo a aprendizagem com base em práticas educativas. Além disso, destacou-se o papel social dos projetos de extensão, levando em consideração aspectos políticos, ambientais e econômicos, o que contribui para uma sociedade ambientalmente mais consciente e para a formação profissional técnica mais contextualizada com os problemas ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.