Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA DE ENSINO POR MEIO DE MOSTRA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DA PROPOSTA "DO CICLO DO CAFÉ AO METAVERSO" EM BARRA DO PIRAÍ - RJ.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95426
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1031
    "inscrito_id" => 7766
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE ENSINO POR MEIO DE MOSTRA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DA PROPOSTA "DO CICLO DO CAFÉ AO METAVERSO" EM BARRA DO PIRAÍ - RJ."
    "resumo" => "Neste resumo, debruça-se sobre a experiência do desenvolvimento de uma proposta de Mostra Pedagógica para o município de Barra do Piraí. A propositura de Mostras Pedagógicas tem por finalidade diversificar as estratégias de ensino no âmbito da educação básica no Município em questão. Desde 2018, com exceção do período pandêmico, a Secretaria Municipal de Educação do município adota a Mostra Pedagógica como uma prática de ensino que abarca todos os componentes curriculares de todas as modalidades educacionais executadas. O objetivo deste resumo é examinar, avaliar e acompanhar o desenvolvimento dessa experiência pedagógica que terá como tema central “Do ciclo do café ao metaverso”, realizada em concomitância com o planejamento e dinâmica cotidiana das Unidades Escolares e que serão expostas na culminância do tema na semana de 23 a 27 de outubro do corrente ano, em comemoração aos 133 anos do município. Para o desenvolvimento da experiência será proposto encontros de formação continuada que buscarão instrumentalizar os profissionais a respeito da temática, principalmente quanto à perspectiva decolonial das relações étnico-raciais, bem como garantir que todo o processo seja registrado e documentado de modo a visibilizar os avanços conquistados. Teoricamente a discussão será embasada pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, pesquisadores locais, como Oliveira (2011), entre outros, como Ribeiro (2019) e Almeida (2019). Nessa proposta, assume-se a Mostra como uma potente estratégia de ensino, integração com a comunidade escolar e o desenvolvimento de competências e habilidades nas crianças, a partir dos componentes curriculares e em torno de um tema comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7766_TB1031_02102023110017.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDO FELIPE BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "GILDO"
    "autor_email" => "bernardo.gildo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95426
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1031
    "inscrito_id" => 7766
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE ENSINO POR MEIO DE MOSTRA PEDAGÓGICA: ANÁLISE DA PROPOSTA "DO CICLO DO CAFÉ AO METAVERSO" EM BARRA DO PIRAÍ - RJ."
    "resumo" => "Neste resumo, debruça-se sobre a experiência do desenvolvimento de uma proposta de Mostra Pedagógica para o município de Barra do Piraí. A propositura de Mostras Pedagógicas tem por finalidade diversificar as estratégias de ensino no âmbito da educação básica no Município em questão. Desde 2018, com exceção do período pandêmico, a Secretaria Municipal de Educação do município adota a Mostra Pedagógica como uma prática de ensino que abarca todos os componentes curriculares de todas as modalidades educacionais executadas. O objetivo deste resumo é examinar, avaliar e acompanhar o desenvolvimento dessa experiência pedagógica que terá como tema central “Do ciclo do café ao metaverso”, realizada em concomitância com o planejamento e dinâmica cotidiana das Unidades Escolares e que serão expostas na culminância do tema na semana de 23 a 27 de outubro do corrente ano, em comemoração aos 133 anos do município. Para o desenvolvimento da experiência será proposto encontros de formação continuada que buscarão instrumentalizar os profissionais a respeito da temática, principalmente quanto à perspectiva decolonial das relações étnico-raciais, bem como garantir que todo o processo seja registrado e documentado de modo a visibilizar os avanços conquistados. Teoricamente a discussão será embasada pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, pesquisadores locais, como Oliveira (2011), entre outros, como Ribeiro (2019) e Almeida (2019). Nessa proposta, assume-se a Mostra como uma potente estratégia de ensino, integração com a comunidade escolar e o desenvolvimento de competências e habilidades nas crianças, a partir dos componentes curriculares e em torno de um tema comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7766_TB1031_02102023110017.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDO FELIPE BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "GILDO"
    "autor_email" => "bernardo.gildo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste resumo, debruça-se sobre a experiência do desenvolvimento de uma proposta de Mostra Pedagógica para o município de Barra do Piraí. A propositura de Mostras Pedagógicas tem por finalidade diversificar as estratégias de ensino no âmbito da educação básica no Município em questão. Desde 2018, com exceção do período pandêmico, a Secretaria Municipal de Educação do município adota a Mostra Pedagógica como uma prática de ensino que abarca todos os componentes curriculares de todas as modalidades educacionais executadas. O objetivo deste resumo é examinar, avaliar e acompanhar o desenvolvimento dessa experiência pedagógica que terá como tema central “Do ciclo do café ao metaverso”, realizada em concomitância com o planejamento e dinâmica cotidiana das Unidades Escolares e que serão expostas na culminância do tema na semana de 23 a 27 de outubro do corrente ano, em comemoração aos 133 anos do município. Para o desenvolvimento da experiência será proposto encontros de formação continuada que buscarão instrumentalizar os profissionais a respeito da temática, principalmente quanto à perspectiva decolonial das relações étnico-raciais, bem como garantir que todo o processo seja registrado e documentado de modo a visibilizar os avanços conquistados. Teoricamente a discussão será embasada pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, pesquisadores locais, como Oliveira (2011), entre outros, como Ribeiro (2019) e Almeida (2019). Nessa proposta, assume-se a Mostra como uma potente estratégia de ensino, integração com a comunidade escolar e o desenvolvimento de competências e habilidades nas crianças, a partir dos componentes curriculares e em torno de um tema comum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.