Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA COMO FACILITADORA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), busca inserir os estudantes de licenciatura na vida profissional docente, de modo que os futuros professores possam aprimorar suas práticas pedagógicas unindo o conhecimento teórico com a prática. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de ensino vivenciada pelos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal da Paraíba - Campus Princesa Isabel. A intervenção pedagógica abordou a temática do “Dia Mundial da Água”, realizada em dois dias em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da escola Municipal Carlos Alberto Medeiros Duarte Sobreira, situada no município de Princesa Isabel-PB. No primeiro dia o tema foi abordado de forma teórica, com foco na realidade dos estudantes, posteriormente, os alunos dividiram-se em duas equipes para jogarem um “Passa ou Repassa” com questões relacionadas ao “Dia Mundial da Água”. No dia seguinte, foi aplicado um QUIZ abordando as propriedades da água, contaminação, usos e disponibilização, com perguntas de múltipla escolha para que os alunos respondessem, na sequência foram realizadas algumas atividades práticas utilizando a água, como o “Afunda ou Boia” com objetivo de trabalhar a relação da densidade da água com outros elementos. Por fim, foi explicado o motivo da escolha das atividades, destacando a importância da água para a manutenção da vida. Deste modo, foi possível observar a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas, verificou-se que a aplicação destas metodologias despertaram interesse nos alunos em participarem das aulas. Nesse sentido, conclui-se que a utilização dos diferentes recursos metodológicos mostraram-se eficazes no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, que na maioria das vezes são submetidos ao sistema tradicional de ensino, estas metodologias também permitem o desenvolvimento das habilidades dos futuros docentes que têm a oportunidade de exercê-las durante a formação acadêmica.

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