CONTRIBUIÇÕES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98673 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5307 "inscrito_id" => 12069 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os biomas brasileiros são áreas de terras com características naturais específicas que abrigam uma variedade impressionante de vida vegetal e animal. O nosso país possui seis principais biomas: a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa. Cada bioma possui sua diversidade de espécies, adaptadas às condições climáticas, geográficas e de solo únicas. Esses biomas desempenham papéis essenciais na regulação do clima, conservação da biodiversidade e provisão de recursos naturais, destacando a importância de sua preservação e manejo sustentável. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a aplicação de uma sequência didática sobre os "Biomas Brasileiros" para turmas do Ensino Médio de um colégio parceiro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas(CODAI). Tal sequência teve a meta de trazer elementos que permitam os alunos identificar e diferenciar os diferentes biomas do Brasil, com ênfase em Pernambuco. A sequência didática foi dividida em cinco momentos, com dinâmicas de grupo, leitura de mapas, construção de significados, exposição de fotos e resolução de situações problema. Os métodos de coleta de dados foram a observação participante e o diálogo com os alunos sobre o tema durante a sequência didática. Os resultados demonstraram uma integração da turma no desenvolvimento das atividades da sequência. A aplicação da sequência despertou o interesse dos estudantes pelo assunto biomas, estimulando uma participação ativa nas atividades propostas. Após a sequência, os estudantes conseguiram identificar as principais características de cada bioma, demonstrando um aprendizado significativo e uma compreensão mais aprofundada do tema. A sequência didática sobre biomas proporcionou oportunidades para que os estudantes construíssem seus conhecimentos de forma significativa, por meio das atividades propostas e da interação com o conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12069_TB5307_07102023110416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA PEREIRA" "autor_email" => "camila.carmo@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98673 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5307 "inscrito_id" => 12069 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE BIOMAS BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os biomas brasileiros são áreas de terras com características naturais específicas que abrigam uma variedade impressionante de vida vegetal e animal. O nosso país possui seis principais biomas: a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa. Cada bioma possui sua diversidade de espécies, adaptadas às condições climáticas, geográficas e de solo únicas. Esses biomas desempenham papéis essenciais na regulação do clima, conservação da biodiversidade e provisão de recursos naturais, destacando a importância de sua preservação e manejo sustentável. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a aplicação de uma sequência didática sobre os "Biomas Brasileiros" para turmas do Ensino Médio de um colégio parceiro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas(CODAI). Tal sequência teve a meta de trazer elementos que permitam os alunos identificar e diferenciar os diferentes biomas do Brasil, com ênfase em Pernambuco. A sequência didática foi dividida em cinco momentos, com dinâmicas de grupo, leitura de mapas, construção de significados, exposição de fotos e resolução de situações problema. Os métodos de coleta de dados foram a observação participante e o diálogo com os alunos sobre o tema durante a sequência didática. Os resultados demonstraram uma integração da turma no desenvolvimento das atividades da sequência. A aplicação da sequência despertou o interesse dos estudantes pelo assunto biomas, estimulando uma participação ativa nas atividades propostas. Após a sequência, os estudantes conseguiram identificar as principais características de cada bioma, demonstrando um aprendizado significativo e uma compreensão mais aprofundada do tema. A sequência didática sobre biomas proporcionou oportunidades para que os estudantes construíssem seus conhecimentos de forma significativa, por meio das atividades propostas e da interação com o conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12069_TB5307_07102023110416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA PEREIRA" "autor_email" => "camila.carmo@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }