Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101180
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8892
    "inscrito_id" => 24324
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA"
    "resumo" => "O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24324_TB8892_13092023140922.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA"
    "autor_nome_curto" => "KAYO"
    "autor_email" => "kayo_cc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101180
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8892
    "inscrito_id" => 24324
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO CROMOSSÔMICA NA HERANÇA GENÉTICA"
    "resumo" => "O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24324_TB8892_13092023140922.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYO CÉSAR ARAÚJO DA NÓBREGA"
    "autor_nome_curto" => "KAYO"
    "autor_email" => "kayo_cc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho objetivou ensinar aos alunos do Ensino Médio sobre a estrutura e organização dos cromossomos durante o ciclo celular e sua influência na herança genética. Utilizou metodologia didática investigativa que abrangeu a sala de aula invertida e atividades em grupo para estimular o aprendizado ativo. A primeira fase focou na compreensão dos alunos sobre os diferentes cromossomos e sua relação com a herança genética, a mitose e a meiose, e como essa última contribui para a diversidade genética. Sequencialmente, houveram aulas expositivas dialogadas e apresentação de slides com ilustrações. As aulas seguintes foram em grupo, onde os alunos construíram modelos, utilizando materiais de papelaria, para demonstrar o ciclo celular, representando a organização dos cromossomos em cada uma das suas fases. A SD iniciou com a disponibilização de materiais de estudos, focando na composição química dos cromossomos, na organização da informação genética e nos eventos que antecedem a divisão celular. Os alunos adotaram em um primeiro momento uma postura mais passiva, levando o professor formar de estimular o protagonismo por meio de novos questionamentos e analogias que facilitassem a compreensão conteúdos biológicos em foco. Foram pensados conceitos como a cromatina, diferentes graus de enovelamento do DNA, a importância da condensação dos cromossomos para a sua organização, segregação e distribuição equitativa para as células e como forma de proteger o material genético de quebras e emaranhamentos durante a divisão celular. Nas aulas em grupo, observou-se que alguns conceitos ainda não estavam fortalecidos, necessitando de maior participação do professor no processo, entretanto, houve evolução na compreensão dos alunos sobre o ciclo celular e as modificações dos cromossomos ao longo dele. O artigo sugere que outras intervenções podem vir a ser realizadas, com a retomada do conteúdo por meio de novas estratégias antes de avançar para outros assuntos que tenham como requisitos os conhecimentos trabalhados nesta sequência didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.