Como parte integrante de nossa pesquisa de conclusão de curso, que visa reunir reflexões sobre o uso de tecnologias a favor do ensino de língua estrangeira, este trabalho objetiva analisar como a linguística aplicada, a partir de seu arcabouço teórico-metodológico, pode contribuir no cenário de aprendizagem de língua estrangeira na atualidade. Especificamente, buscamos compreender como as contribuições desenvolvidas na área em relevo devem repercutir nas dinâmicas de intervenção didático-pedagógicas no cotidiano escolar, focando para os desafios encontrados por professores e alunos no processo de aprendizagem da Língua Inglesa; destacar, também, nesse processo elucidativo, os aspectos culturais e sociais inerentes ao ambiente em que a língua falada/língua apre(e)ndida estão inseridas e, diante destas nuances, propor reflexões nas práxis da sala de aula, visando buscar novas abordagens para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia que oferecemos, nesta pesquisa, está nos parâmetros da Revisão de literatura ou Estada da Arte, nos termos de Romanowski (1999) e Costa e Cunha (2019). Esta investigação se fundamenta a partir do propósito epistemológico da Linguística Aplicada no Brasil, destacando suas áreas e cenários, nos termos de Celani (1992; 2001), Moita Lopes (2013), Gil (2002), além de considerar as determinações oficiais para o ensino de língua Estrangeira (BRASIL, 2018). Consideramos que, em virtude da natureza interdisciplinar do vasto campo do conhecimento da Linguística Aplicada no cenário Brasileiro, o conhecimento das interfaces desse campo da linguística viabiliza uma reflexão situada sobre a possibilidade de se recorrer a métodos que dão espaço às ações que levem em conta as multiculturalidades dos sujeitos e, ainda, como as pressões e mudanças culturais os preparam para os novos desafios que surgem com o mundo globalizado.