Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA IV: O ATO DE ENSINAR COMO FORMA DE APRENDER A "DAR" AULA DE HISTÓRIA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ato de ensinar vai para além do que se pode aprender. Vivenciar as práticas de ensino em ambiente escolar nos traz vivencias e recordações que um dia vivenciamos em nossa vida. Sendo assim, o Estágio de Regência, vem como uma possibilidade de nos instruir a ser professores, mas não dá forma como a academia ensina, mas sim, nos desdobramentos que são colocados ao professor de ensino básico. Dessa forma, por meio dessa disciplina, que faz parte da grade curricular do curso de História da Universidade Regional do Cariri - URCA, nos é proposto esse desafio de ir para uma sala de aula, aprender com os estudantes, "dar" aula e compartilhar nesse ambiente, experiências que vão para além do currículo acadêmico. Nesse trabalho, é demonstrado o relato da pratica de regência, na escola pública de Ensino Fundamental Estado da Paraíba, que fica localizado na cidade do Crato, no Ceará, e que tem como objetivo demonstrar as possibilidades e desafios que foram enfrentados em sala de aula e suas lições de aprendizagem. Desse modo, é significativo dialogar com teóricos, que demostram a importância do ensino de História e a pratica do estágio. Em suma, respaldamos essa discussão com Paulo Freire (1981), Flávia Eloisa Caimi (2015), Selma Garrido Pimenta (2012), Selva Guimarães Fonseca (2012), Marcos Silva (2012), entre outros referenciais, que consideram o estágio curricular como algo que é significativo para os educandos construírem potencialidades. Nesse ínterim, vimos o quão distante ainda é, o que se é ensinado na academia e o que é vivenciado na sala de aula. Sendo assim, os resultados que alcançamos foi para além do desafio de se concluir a disciplina e até mesmo nos perguntar o quanto é difícil a pratica docente, mas também prazerosa.

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