Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO CIÊNCIA COM DIVERSÃO: JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA - UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID, REALIZADA POR UMA ALUNA BOLSISTA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMASUL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100617
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7995
    "inscrito_id" => 18774
    "titulo" => "APRENDENDO CIÊNCIA COM DIVERSÃO: JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA - UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID, REALIZADA POR UMA ALUNA BOLSISTA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMASUL"
    "resumo" => "Em março deste ano de 2022, começou uma nova vigência, o subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), sendo executada pela Universidade Estadual da Região Tonacina do Maranhão (UEMASUL). Vem sendo realizada pelos diretores de centros acadêmicos e tendo representação de alunos do curso de licenciatura em química na escola selecionada pela instituição. O projeto PIBID tem se destacado como uma jornada revolucionária na formação de futuros professores, trabalhando em parceria com estudantes universitários para criar uma educação inovadora e pedagogicamente estratégica na área de exatas. O objetivo deste projeto é vivenciar a realidade da escola pública, auxiliar os professores nas estratégias de aula, desenvolver aulas práticas e observar a funcionalidade da escola, sendo desenvolvido na Escola Municipal Giovanni Zanni, localizada na cidade de Imperatriz-MA. Por meio de reuniões e encontros regulares, os dados foram coletados e registrados como relatos de experiência e fotografias. Após a primeira análise, foi pontuado que é exigido uma participação ativa do professor supervisor para um bom planejamento, que trabalham nas escolas em parceria com os alunos bolsistas do projeto. o supervisor vem demonstrando junto a coordenação do PIDIB essa preocupação de aplicar essa interdisciplinaridade entre as disciplinas e as atividades práticas. As principais estratégias utilizadas estão sendo as atividades em que os alunos participam ativamente, usando jogos variados para um melhor aprendizado dos estudantes em sala de aula. Trabalhando junto com a interdisciplinaridade com a ciência e química na construção dos jogos aplicados. Nosso propósito é preparar os futuros professores, que atualmente são nossos alunos, para que possam contribuir de maneira efetiva e positiva com o cenário educacional brasileiro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18774_TB7995_10122023222711.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA"
    "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100617
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7995
    "inscrito_id" => 18774
    "titulo" => "APRENDENDO CIÊNCIA COM DIVERSÃO: JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA - UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID, REALIZADA POR UMA ALUNA BOLSISTA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMASUL"
    "resumo" => "Em março deste ano de 2022, começou uma nova vigência, o subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), sendo executada pela Universidade Estadual da Região Tonacina do Maranhão (UEMASUL). Vem sendo realizada pelos diretores de centros acadêmicos e tendo representação de alunos do curso de licenciatura em química na escola selecionada pela instituição. O projeto PIBID tem se destacado como uma jornada revolucionária na formação de futuros professores, trabalhando em parceria com estudantes universitários para criar uma educação inovadora e pedagogicamente estratégica na área de exatas. O objetivo deste projeto é vivenciar a realidade da escola pública, auxiliar os professores nas estratégias de aula, desenvolver aulas práticas e observar a funcionalidade da escola, sendo desenvolvido na Escola Municipal Giovanni Zanni, localizada na cidade de Imperatriz-MA. Por meio de reuniões e encontros regulares, os dados foram coletados e registrados como relatos de experiência e fotografias. Após a primeira análise, foi pontuado que é exigido uma participação ativa do professor supervisor para um bom planejamento, que trabalham nas escolas em parceria com os alunos bolsistas do projeto. o supervisor vem demonstrando junto a coordenação do PIDIB essa preocupação de aplicar essa interdisciplinaridade entre as disciplinas e as atividades práticas. As principais estratégias utilizadas estão sendo as atividades em que os alunos participam ativamente, usando jogos variados para um melhor aprendizado dos estudantes em sala de aula. Trabalhando junto com a interdisciplinaridade com a ciência e química na construção dos jogos aplicados. Nosso propósito é preparar os futuros professores, que atualmente são nossos alunos, para que possam contribuir de maneira efetiva e positiva com o cenário educacional brasileiro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18774_TB7995_10122023222711.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA"
    "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em março deste ano de 2022, começou uma nova vigência, o subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), sendo executada pela Universidade Estadual da Região Tonacina do Maranhão (UEMASUL). Vem sendo realizada pelos diretores de centros acadêmicos e tendo representação de alunos do curso de licenciatura em química na escola selecionada pela instituição. O projeto PIBID tem se destacado como uma jornada revolucionária na formação de futuros professores, trabalhando em parceria com estudantes universitários para criar uma educação inovadora e pedagogicamente estratégica na área de exatas. O objetivo deste projeto é vivenciar a realidade da escola pública, auxiliar os professores nas estratégias de aula, desenvolver aulas práticas e observar a funcionalidade da escola, sendo desenvolvido na Escola Municipal Giovanni Zanni, localizada na cidade de Imperatriz-MA. Por meio de reuniões e encontros regulares, os dados foram coletados e registrados como relatos de experiência e fotografias. Após a primeira análise, foi pontuado que é exigido uma participação ativa do professor supervisor para um bom planejamento, que trabalham nas escolas em parceria com os alunos bolsistas do projeto. o supervisor vem demonstrando junto a coordenação do PIDIB essa preocupação de aplicar essa interdisciplinaridade entre as disciplinas e as atividades práticas. As principais estratégias utilizadas estão sendo as atividades em que os alunos participam ativamente, usando jogos variados para um melhor aprendizado dos estudantes em sala de aula. Trabalhando junto com a interdisciplinaridade com a ciência e química na construção dos jogos aplicados. Nosso propósito é preparar os futuros professores, que atualmente são nossos alunos, para que possam contribuir de maneira efetiva e positiva com o cenário educacional brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.