Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO TIKTOK COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA: EXPLORANDO POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO CRIATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95065
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 570
    "inscrito_id" => 5066
    "titulo" => "O USO DO TIKTOK COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA: EXPLORANDO POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO CRIATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "O ensino de Língua Estrangeira tem experimentado, no contexto digital, uma ampliação significativa no que tange o modo de produção e de acesso a conteúdos. Em decorrência da pandemia da COVID-19, ocorrida em 2019, o distanciamento social foi necessário entre professores e alunos, ocasionando uma reconfiguração no processo de interagir e vivenciar as aulas. Assim, recursos digitais e redes sociais ganharam destaques, entre eles, o TikTok: plataforma que consiste na reprodução e/ou gravação de vídeos curtos dos mais variados tipos. Diante disso, esta pesquisa parte da seguinte questão: que contribuição o uso do TikTok, como ferramenta metodológica, tem para o ensino de Língua Estrangeira? Como hipótese, a utilização do TikTok como ferramenta metodológica pode contribuir para um ensino mais eficaz e engajador de Língua Estrangeira, uma vez que a construção do discurso digital estimula a criatividade. Dessa forma, objetiva-se analisar o uso do TikTok como ferramenta metodológica para perceber contribuições para o ensino de Língua Estrangeira. Como metodologia, é utilizada a Análise de Rede Social (ARS) que, segundo Recuero (2017), serve para analisar as relações sociais entre atores sociais em uma determinada rede social. Assim, pretende-se analisar os perfis @teachermarcosvinicius e @oargentinobrasileiro no TikTok, apontando, em primeiro momento, como esses atores se representam. Depois, como são construídos seus espaços de expressão e, por fim, como são feitas as relações com outros atores. A investigação baseia-se em Russel e Murphy-Judy (2017), Bakhtin (2016), Paveau (2019) e Santaella (2021). Com isso, não se busca encerrar as discussões sobre o ensino de Língua Estrangeira no contexto digital, mas contribuir para o desenvolvimento de propostas metodológicas que aproveitem o potencial das tecnologias digitais para promover um ensino mais eficaz, engajador e adaptado às necessidades e interesses dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5066_TB570_20112023163213.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WOLLACE FELLIPE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Wollace Silva"
    "autor_email" => "profewollaces@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DA ESCADA (FAESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95065
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 570
    "inscrito_id" => 5066
    "titulo" => "O USO DO TIKTOK COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA: EXPLORANDO POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO CRIATIVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "O ensino de Língua Estrangeira tem experimentado, no contexto digital, uma ampliação significativa no que tange o modo de produção e de acesso a conteúdos. Em decorrência da pandemia da COVID-19, ocorrida em 2019, o distanciamento social foi necessário entre professores e alunos, ocasionando uma reconfiguração no processo de interagir e vivenciar as aulas. Assim, recursos digitais e redes sociais ganharam destaques, entre eles, o TikTok: plataforma que consiste na reprodução e/ou gravação de vídeos curtos dos mais variados tipos. Diante disso, esta pesquisa parte da seguinte questão: que contribuição o uso do TikTok, como ferramenta metodológica, tem para o ensino de Língua Estrangeira? Como hipótese, a utilização do TikTok como ferramenta metodológica pode contribuir para um ensino mais eficaz e engajador de Língua Estrangeira, uma vez que a construção do discurso digital estimula a criatividade. Dessa forma, objetiva-se analisar o uso do TikTok como ferramenta metodológica para perceber contribuições para o ensino de Língua Estrangeira. Como metodologia, é utilizada a Análise de Rede Social (ARS) que, segundo Recuero (2017), serve para analisar as relações sociais entre atores sociais em uma determinada rede social. Assim, pretende-se analisar os perfis @teachermarcosvinicius e @oargentinobrasileiro no TikTok, apontando, em primeiro momento, como esses atores se representam. Depois, como são construídos seus espaços de expressão e, por fim, como são feitas as relações com outros atores. A investigação baseia-se em Russel e Murphy-Judy (2017), Bakhtin (2016), Paveau (2019) e Santaella (2021). Com isso, não se busca encerrar as discussões sobre o ensino de Língua Estrangeira no contexto digital, mas contribuir para o desenvolvimento de propostas metodológicas que aproveitem o potencial das tecnologias digitais para promover um ensino mais eficaz, engajador e adaptado às necessidades e interesses dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5066_TB570_20112023163213.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WOLLACE FELLIPE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Wollace Silva"
    "autor_email" => "profewollaces@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DA ESCADA (FAESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Língua Estrangeira tem experimentado, no contexto digital, uma ampliação significativa no que tange o modo de produção e de acesso a conteúdos. Em decorrência da pandemia da COVID-19, ocorrida em 2019, o distanciamento social foi necessário entre professores e alunos, ocasionando uma reconfiguração no processo de interagir e vivenciar as aulas. Assim, recursos digitais e redes sociais ganharam destaques, entre eles, o TikTok: plataforma que consiste na reprodução e/ou gravação de vídeos curtos dos mais variados tipos. Diante disso, esta pesquisa parte da seguinte questão: que contribuição o uso do TikTok, como ferramenta metodológica, tem para o ensino de Língua Estrangeira? Como hipótese, a utilização do TikTok como ferramenta metodológica pode contribuir para um ensino mais eficaz e engajador de Língua Estrangeira, uma vez que a construção do discurso digital estimula a criatividade. Dessa forma, objetiva-se analisar o uso do TikTok como ferramenta metodológica para perceber contribuições para o ensino de Língua Estrangeira. Como metodologia, é utilizada a Análise de Rede Social (ARS) que, segundo Recuero (2017), serve para analisar as relações sociais entre atores sociais em uma determinada rede social. Assim, pretende-se analisar os perfis @teachermarcosvinicius e @oargentinobrasileiro no TikTok, apontando, em primeiro momento, como esses atores se representam. Depois, como são construídos seus espaços de expressão e, por fim, como são feitas as relações com outros atores. A investigação baseia-se em Russel e Murphy-Judy (2017), Bakhtin (2016), Paveau (2019) e Santaella (2021). Com isso, não se busca encerrar as discussões sobre o ensino de Língua Estrangeira no contexto digital, mas contribuir para o desenvolvimento de propostas metodológicas que aproveitem o potencial das tecnologias digitais para promover um ensino mais eficaz, engajador e adaptado às necessidades e interesses dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.