O presente estudo tem como objetivo investigar a abordagem ética dos professores em seus métodos avaliativos. Historicamente, o conceito de ética e os primeiros debates que permeiam o tema remontam à Grécia Antiga. Desde então, esse conceito tem se consolidado como um dos princípios basilares para a orientação das ações humanas e seu convívio em sociedade. Dessa forma, considerando que a escola se trata de um importante ambiente de interação social, a ética deve atuar como princípio guia para os professores durante o estabelecimento de métodos avaliativos a que os estudantes serão submetidos, visando a concretização de um processo educativo saudável e igualitário. A partir disso, surge a seguinte questão: de que maneira a ética se manifesta nos métodos avaliativos adotados pelos professores em seu projeto pedagógico? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos professores lotados em escolas 03 (três) do ensino médio na cidade de Jaicós, Estado do Piauí. Como fundamentação das análises e discussões dos resultados obtidos, utilizou-se autores como: Aranha (2009), Dewey (1979), Luckesi (2013); Motta (1984); Tadeus (2009). Observou-se, a priori, a adoção de práticas avaliativas que desconsideram a realidade dos estudantes, e que ferem a ética ao permitir que juízos pessoais exerçam influência sobre os resultados obtidos pelos estudantes, que são estática e mecanicamente rotulados como capazes e incapazes, sem que suas reais habilidades sejam devidamente avaliadas.