Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÉDIA, MODA E MEDIANA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96661
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2669
    "inscrito_id" => 11325
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÉDIA, MODA E MEDIANA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho abrange uma pesquisa situada no GT13 – Educação Matemática e objetiva dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida numa Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: Como uma oficina pedagógica sobre medidas de tendência central contribui para a aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática, a Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em três turmas de 3º ano do Ensino Médio em horários diferentes e versou sobre média aritmética e ponderada, moda e mediana. No primeiro momento, apresentamos uma situação contendo dados estatísticos referente a preferência de determinado público, considerando a idade e gênero, acerca da contratação de bandas para uma festa. Essa situação foi problematizada e desencadeou os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de média (aritmética e ponderada), moda e mediana e outros conteúdos matemáticos. No segundo, manipulando cédulas de dinheiro, foi problematizado conceitos de ordenação crescente/decrescente e situações envolvendo cálculo das medidas de tendência central. Na terceira, abordamos a resolução de situações problemas. No quarto momento, utilizando a plataforma Kahoot, propomos uma gincana em grupos. Os principais resultados revelaram dificuldades de aprendizagem superadas pelos alunos, principalmente em média aritmética ponderada e mediana, com quantidade de elementos pares ao longo do processo, engajamento nas atividades e discussões sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11325_TB2669_04102023230757.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO JÚNIOR MARQUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO JR."
    "autor_email" => "pdrjnrmarques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96661
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2669
    "inscrito_id" => 11325
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÉDIA, MODA E MEDIANA POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho abrange uma pesquisa situada no GT13 – Educação Matemática e objetiva dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida numa Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: Como uma oficina pedagógica sobre medidas de tendência central contribui para a aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática, a Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em três turmas de 3º ano do Ensino Médio em horários diferentes e versou sobre média aritmética e ponderada, moda e mediana. No primeiro momento, apresentamos uma situação contendo dados estatísticos referente a preferência de determinado público, considerando a idade e gênero, acerca da contratação de bandas para uma festa. Essa situação foi problematizada e desencadeou os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de média (aritmética e ponderada), moda e mediana e outros conteúdos matemáticos. No segundo, manipulando cédulas de dinheiro, foi problematizado conceitos de ordenação crescente/decrescente e situações envolvendo cálculo das medidas de tendência central. Na terceira, abordamos a resolução de situações problemas. No quarto momento, utilizando a plataforma Kahoot, propomos uma gincana em grupos. Os principais resultados revelaram dificuldades de aprendizagem superadas pelos alunos, principalmente em média aritmética ponderada e mediana, com quantidade de elementos pares ao longo do processo, engajamento nas atividades e discussões sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11325_TB2669_04102023230757.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO JÚNIOR MARQUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO JR."
    "autor_email" => "pdrjnrmarques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho abrange uma pesquisa situada no GT13 – Educação Matemática e objetiva dissertar sobre uma oficina pedagógica realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, desenvolvida numa Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, localizada na região do Vale do Mamanguape. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: Como uma oficina pedagógica sobre medidas de tendência central contribui para a aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio? Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática, a Base Nacional Comum Curricular e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A oficina foi desenvolvida em três turmas de 3º ano do Ensino Médio em horários diferentes e versou sobre média aritmética e ponderada, moda e mediana. No primeiro momento, apresentamos uma situação contendo dados estatísticos referente a preferência de determinado público, considerando a idade e gênero, acerca da contratação de bandas para uma festa. Essa situação foi problematizada e desencadeou os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de média (aritmética e ponderada), moda e mediana e outros conteúdos matemáticos. No segundo, manipulando cédulas de dinheiro, foi problematizado conceitos de ordenação crescente/decrescente e situações envolvendo cálculo das medidas de tendência central. Na terceira, abordamos a resolução de situações problemas. No quarto momento, utilizando a plataforma Kahoot, propomos uma gincana em grupos. Os principais resultados revelaram dificuldades de aprendizagem superadas pelos alunos, principalmente em média aritmética ponderada e mediana, com quantidade de elementos pares ao longo do processo, engajamento nas atividades e discussões sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.