Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo é pautado em reflexões acerca da prática pedagógica e da ludicidade na Educação Infantil (EI), a partir das vivências durante o Programa Residência Pedagógica (PRP).Nesse contexto, estudos apontam para a importância da ludicidade como essencial no processo de interação e aprendizagem das crianças na EI. E, mais especificamente, como a ludicidade pode proporcionar às crianças interação social através das brincadeiras que abrem espaço para a criatividade, cooperação e comunicação entre grupos, o que também contribui positivamente no desenvolvimento da leitura e escrita(MONTESSORI, 1909; VYGOTSKY, 1934; SOARES,2020). Desse modo, buscamos investigar: quais práticas lúdicas são propostas e vivenciadas no Centro de Educação Infantil, instituição vinculada ao PRP? Assim, a pesquisa objetiva analisar como essas práticas são experienciadas e utilizadas para uma aprendizagem significativa, que proporcione a interação, ensino e aprendizagem lúdica. Para tanto, a pesquisa foi do tipo pesquisa-ação, com a realização de 4 (quatro) observações semiestruturadas, de práticas pedagógicas na Educação Infantil, em duas turmas de dois e três anos, de um Centro de Educação Infantil vinculado PRP, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus III,localizado em Palmeira dos Índios-AL. A partir da pesquisa evidenciamos jogos educativos, atividades de musicalização, com a contribuição do lúdico, de forma a entreter e atrair as crianças, proporcionando que as mesmas se desenvolvam através de dinâmicas e brincadeiras. Percebemos, ainda, que as crianças são atraídas por situações que despertem seu interesse, que realmente possuam ludicidade e dinamismo, de maneira que as crianças sintam-se motivadas a participarem de forma prazerosa e não da forma tradicional. Nesse contexto, a pesquisa aponta para o lúdico como indispensável no processo de interação e aprendizagem das crianças da EI.

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