ARAÚJO, Francisco Cleuton De. Uso do geogebra no ensino de sólidos geométricos. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99543>. Acesso em: 22/11/2024 23:39
Este estudo relata uma experiência pedagógica realizada, com suporte da ferramenta GeoGebra, no ensino de Sólidos Geométricos A pesquisa foi realizada em duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal localizada em Fortaleza (CE). Trata-se de um estudo de caso, com abordagem do tipo qualitativa. Os objetivos foram: estimular o interesse e a compreensão de conteúdos matemáticos, explorando o potencial educacional do software de geometria dinâmica GeoGebra; desenvolver a percepção espacial dos estudantes; estabelecer relações entre vértices, faces e arestas. Para coleta de dados, foram utilizados os resultados de desempenho dos alunos em uma avaliação escrita, além de nossa observação participante. Os resultados observados demostraram que o uso da ferramenta GeoGebra, nas aulas de Matemática, contribuiu com aspectos positivos no ensino de Geometria. Neste sentido, a utilização desta ferramenta proporcionou uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, permitindo que os estudantes explorassem visualmente os sólidos geométricos e compreendessem suas propriedades de forma mais concreta. Para além disso, percebemos que o uso do GeoGebra proporcionou às turmas analisadas características relevantes, tais como: motivação, empenho, interesse e engajamento. Os resultados reforçam que o uso de recursos tecnológicos no ensino de Matemática pode promover maior interesse e compreensão pelos conteúdos abordados, especialmente na Geometria.