Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEPPFOR UFV: EM BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PELA PESQUISA EM DIFERENTES DOMÍNIOS DISCIPLINARES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94859
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 7142
    "titulo" => "GEPPFOR UFV: EM BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PELA PESQUISA EM DIFERENTES DOMÍNIOS DISCIPLINARES"
    "resumo" => "Este trabalho aborda as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) vinculado ao Departamento de Educação (DPE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O GEPPFOR está estruturado em três linhas de pesquisa e três diretorias que juntas buscam desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão favorecendo uma educação por meio de práticas investigativas em diferentes domínios disciplinares. O grupo é multidisciplinar e conta com pesquisadores de diferentes localidades brasileiras e áreas do conhecimento, o que contribui enormemente para a interação entre os diferentes estilos de pensamento e o desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de perspectivas teóricas e vivenciais diversas. Nesse sentido, a partir da pesquisa qualitativa e descritiva, ter-se-á algumas implicações das atividades desenvolvidas pelo GEPPFOR na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica ao Ensino Superior. Os resultados indicam a importância de grupos de pesquisas na área educacional como possibilidade de desenvolvimento de formações contínuas e um espaço para o fortalecimento da identidade docente dos participantes inseridos na formação inicial. Além disso, o GEPPFOR tem atuado no desenvolvido de habilidades para a pesquisa em Ciências da Educação, o que favorece ainda mais a pesquisa educacional e insere os participantes em um movimento investigativo de educar pela pesquisa. Diante do exposto, nota-se a necessidade de expansão e popularização das ações do grupo e o desenvolvimento de redes colaborativas com outros grupos de pesquisa brasileiros para que a circulação de ideias seja ainda mais fortalecida e a formação dos professores beneficiadas por essa articulação profícua que busca o desenvolvimento não só da identidade “professoral”, mas a consolidação da profissionalização docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65842e47cffa6_21122023092335.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-21 09:23:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDNEY PIRES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Sidney Martins"
    "autor_email" => "sidney.martins@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94859
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 7142
    "titulo" => "GEPPFOR UFV: EM BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PELA PESQUISA EM DIFERENTES DOMÍNIOS DISCIPLINARES"
    "resumo" => "Este trabalho aborda as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) vinculado ao Departamento de Educação (DPE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O GEPPFOR está estruturado em três linhas de pesquisa e três diretorias que juntas buscam desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão favorecendo uma educação por meio de práticas investigativas em diferentes domínios disciplinares. O grupo é multidisciplinar e conta com pesquisadores de diferentes localidades brasileiras e áreas do conhecimento, o que contribui enormemente para a interação entre os diferentes estilos de pensamento e o desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de perspectivas teóricas e vivenciais diversas. Nesse sentido, a partir da pesquisa qualitativa e descritiva, ter-se-á algumas implicações das atividades desenvolvidas pelo GEPPFOR na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica ao Ensino Superior. Os resultados indicam a importância de grupos de pesquisas na área educacional como possibilidade de desenvolvimento de formações contínuas e um espaço para o fortalecimento da identidade docente dos participantes inseridos na formação inicial. Além disso, o GEPPFOR tem atuado no desenvolvido de habilidades para a pesquisa em Ciências da Educação, o que favorece ainda mais a pesquisa educacional e insere os participantes em um movimento investigativo de educar pela pesquisa. Diante do exposto, nota-se a necessidade de expansão e popularização das ações do grupo e o desenvolvimento de redes colaborativas com outros grupos de pesquisa brasileiros para que a circulação de ideias seja ainda mais fortalecida e a formação dos professores beneficiadas por essa articulação profícua que busca o desenvolvimento não só da identidade “professoral”, mas a consolidação da profissionalização docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65842e47cffa6_21122023092335.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-21 09:23:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDNEY PIRES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Sidney Martins"
    "autor_email" => "sidney.martins@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho aborda as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) vinculado ao Departamento de Educação (DPE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O GEPPFOR está estruturado em três linhas de pesquisa e três diretorias que juntas buscam desenvolver ações de pesquisa, ensino e extensão favorecendo uma educação por meio de práticas investigativas em diferentes domínios disciplinares. O grupo é multidisciplinar e conta com pesquisadores de diferentes localidades brasileiras e áreas do conhecimento, o que contribui enormemente para a interação entre os diferentes estilos de pensamento e o desenvolvimento de estudos e pesquisas a partir de perspectivas teóricas e vivenciais diversas. Nesse sentido, a partir da pesquisa qualitativa e descritiva, ter-se-á algumas implicações das atividades desenvolvidas pelo GEPPFOR na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica ao Ensino Superior. Os resultados indicam a importância de grupos de pesquisas na área educacional como possibilidade de desenvolvimento de formações contínuas e um espaço para o fortalecimento da identidade docente dos participantes inseridos na formação inicial. Além disso, o GEPPFOR tem atuado no desenvolvido de habilidades para a pesquisa em Ciências da Educação, o que favorece ainda mais a pesquisa educacional e insere os participantes em um movimento investigativo de educar pela pesquisa. Diante do exposto, nota-se a necessidade de expansão e popularização das ações do grupo e o desenvolvimento de redes colaborativas com outros grupos de pesquisa brasileiros para que a circulação de ideias seja ainda mais fortalecida e a formação dos professores beneficiadas por essa articulação profícua que busca o desenvolvimento não só da identidade “professoral”, mas a consolidação da profissionalização docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.