Com as últimas reformas e a implantação do Novo Ensino Médio, temas como pensamento computacional, algoritmos e programação foram incluídos nos currículos atuais, inclusive nos livros didáticos do último PNDL. Com isso surge também uma maior preocupação por parte de educadores e gestores em como introduzir o ensino de programação em sua prática docente e utilizar seus conceitos de maneira eficiente no desenvolvimento de algoritmos e elaboração e solução de problemas. Este trabalho trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e teve como objetivo avaliar a utilização da linguagem de programação Python para o aprendizado de programação e para elaboração e desenvolvimento de algoritmos nas aulas de matemática em uma turma do curso técnico integrado do IFPE, campus Afogados da Ingazeira. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer de 5 aulas através de observações e aplicação de questionário composto por questões fechadas. Essas aulas foram ministradas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES e acompanhadas pelo professor supervisor. A pesquisa teve como base as obras de Eberspacher e Forbellone (2022), Menezes (2014), Paiva et al. (2020) e o material didático Conexões (2020), utilizado pela turma pesquisada, que conta com um capítulo inteiro para a introdução a programação e utilização da linguagem Python. Os resultados da pesquisa mostram que no início os alunos tiveram dificuldade para aprender os comandos da linguagem adotada, mas no decorrer das aulas, apresentaram familiaridade. Também foi possível verificar que a linguagem despertou o interesse pela programação na maioria pesquisada e que a maior parte dos alunos aprovam essa linguagem para iniciantes na programação.