Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93280
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 916
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta e discute dados inicialmente levantados nas etapas de organização da proposta pedagógica de um curso de formação continuada sobre temas socioambientais mediado por tecnologias digitais. Com abordagem qualitativa, os dados foram obtidos através de questionário aos professores e entrevistas com professoras formadoras e secretário de meio ambiente de um município do interior do estado de São Paulo. Os resultados revelam diferentes possibilidades de associação entre os desafios locais e a formação docente, com destaque para a relevância do currículo, dos espaços públicos próximos as escolas e da relação mais estreita entre a teoria e prática. Os desafios locais municipais mostram-se possíveis de serem inseridos nas aulas, servindo como propostas de investigação e aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID822_TB916_15112022185150.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILSON ANTONIO LOPES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Wilson Moura"
    "autor_email" => "wilson.moura@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93280
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 916
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta e discute dados inicialmente levantados nas etapas de organização da proposta pedagógica de um curso de formação continuada sobre temas socioambientais mediado por tecnologias digitais. Com abordagem qualitativa, os dados foram obtidos através de questionário aos professores e entrevistas com professoras formadoras e secretário de meio ambiente de um município do interior do estado de São Paulo. Os resultados revelam diferentes possibilidades de associação entre os desafios locais e a formação docente, com destaque para a relevância do currículo, dos espaços públicos próximos as escolas e da relação mais estreita entre a teoria e prática. Os desafios locais municipais mostram-se possíveis de serem inseridos nas aulas, servindo como propostas de investigação e aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 05 - Educação Ambiental e Educação do Campo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID822_TB916_15112022185150.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILSON ANTONIO LOPES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Wilson Moura"
    "autor_email" => "wilson.moura@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta e discute dados inicialmente levantados nas etapas de organização da proposta pedagógica de um curso de formação continuada sobre temas socioambientais mediado por tecnologias digitais. Com abordagem qualitativa, os dados foram obtidos através de questionário aos professores e entrevistas com professoras formadoras e secretário de meio ambiente de um município do interior do estado de São Paulo. Os resultados revelam diferentes possibilidades de associação entre os desafios locais e a formação docente, com destaque para a relevância do currículo, dos espaços públicos próximos as escolas e da relação mais estreita entre a teoria e prática. Os desafios locais municipais mostram-se possíveis de serem inseridos nas aulas, servindo como propostas de investigação e aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.