Nesta pesquisa, investigamos em que termos se configuram as atividades dos Clubes de Ciências do Pará, tendo em vista a formação integrativa Ciência-Sociedade-Tecnologia no século XXI. Temos como objetivo investigar as ações científicas e pedagógicas desses espaços, a partir dos históricos investigados desde sua fundação aos dias atuais. Para isso, adotamos a pesquisa narrativa, de natureza qualitativa, investigando experiências vividas e relatadas por alunos, professores, coordenadores e colaboradores, cujas histórias se entrelaçam em informações documentadas em trabalhos científicos publicados e registros internos, constituindo narrativas orais e escritas. Para análise das informações, adotamos a análise textual discursiva. Os resultados indicam que os Clubes de Ciências do Pará constroem e desenvolvem práticas pedagógicas e de pesquisa consoantes às demandas da contemporaneidade, onde os aspectos históricos da iniciação científica e formação docente situam-se no desenvolvimento cultural, educacional, tecnológico e da Ciência contribuindo para a formação crítica do cidadão e para a profissionalização docente.