Em 2020 o mundo encontrou-se diante de uma crise sanitária, que se transformou em uma pandemia por conta do novo coronavírus conhecido como COVID-19, que causou muitos impactos sociais, culturais e econômicos. No cenário educacional, a pandemia impôs um conjunto de mudanças e desafios e a suspensão das aulas presenciais nas escolas foi uma das principais medidas para conter o avanço da pandemia. Diante disto, o presente trabalho pretende fazer um estudo sobre o ensino remoto e o acesso digital desigual durante este período. Para esta analise utilizaremos dados coletados por meio de questionário aplicado com os alunos que cursaram o 1º ano e 2º ano do ensino médio no ano de 2020 na Escola de Aplicação (EA/UFPA). O objetivo é analisar as relações entre desigualdades digitais e a função social da escola à luz das abordagens dos sociólogos Émile Durkheim e do Pierre Bourdieu. É com base nessa aposta teórica que este estudo levanta a seguinte problematização: quais as implicações do acesso desigual às aulas remotas na função social da escola?