Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

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Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral relatar as experiências de dois projetos de iniciação científica que versam sobre as legislações que tornam obrigatório o ensino das histórias e culturas indígenas e afro-brasileira na educação básica. Intitulados “O Ensino de Sociologia no Ensino Médio e a Implementação da Lei 10.639/03: um estudo bibliográfico” e “O Ensino das Histórias e Culturas Indígenas na Educação Básica e a Lei 11.645/08: o estado da arte entre 2015 e 2020”, esses trabalhos consistem na identificação e análise de pesquisas que tem como objeto de estudo a implementação das leis em questão, a partir de diferentes perspectivas e recortes. Os objetivos específicos deste artigo consistem em expressar as similaridades e divergências encontradas durante o processo de elaboração dos projetos. Através do banco de dissertações/teses e portal de periódicos da Capes foram selecionados os trabalhos analisados em cada pesquisa. À vista disso, no que tange os resultados com foco na disciplina de sociologia como instrumento de implementação da lei 10.639/03, esses apresentam uma quantidade baixa de produções acadêmicas direcionadas a temática. Sob outro enfoque, ao tratar sobre as produções acadêmicas com foco nos processos de implementação da lei 11.645/08 verificou que existe uma variedade de estudos acadêmicos sobre o ensino de histórias e culturas indígenas na Educação de maneira geral.

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