O presente estudo apresenta uma análise sobre o processo de aquisição da língua escrita em uma turma do 1º ano dos anos iniciais da rede pública de Frecheirinha/CE. A alfabetização é até hoje um assunto pertinente entre os educadores e sempre nos questionamos a melhor forma de alfabetizar, se há um método específico, se nossos alunos alcançam o mesmo nível de forma homogênea. O artigo utiliza uma abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica com análise a partir de uma pesquisa de campo através das atividades realidades pelos alunos com foco na escrita. Tem como referencial teórico a psicogênese da língua escrita e autores que investigam o sistema de escrita alfabética (SEA). Seu objetivo geral é discutir a heterogeneidade de níveis de alfabetização presentes na turma do 1º ano dos anos iniciais. Os resultados nos mostram que o processo de aquisição do SEA apresenta variação de acordo com as experiencias dos alunos, fatores externos e cognitivos influenciam diretamente para identificar em qual nível o educando se encontra. Neste caminho, o docente deve possuir práticas que instiguem ao avanço de nível e chegue à alfabetização desejada.