Artigo Alfabetização, Linguagens e Letramentos

E-books

ISBN: 978-65-86901-90-0

PROFESSOR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, AUTISMO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA REFLEXÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 23 - Letramentos e Ensino de Línguas
"2022-12-08 10:13:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91954
    "edicao_id" => 304
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 962
    "titulo" => "PROFESSOR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, AUTISMO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA REFLEXÃO"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas com deficiências estão ingressando no espaço escolar, dentre elas pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). O Decreto n° 7.611, de 17 de Novembro de 2011, define que essas pessoas não podem ter negado o direito à educação. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n ° 13.146, 6 de Julho de 2015), por exemplo, garante a esse público o acesso à Tecnologia Assistiva visando o desenvolvimento da autonomia e consequente melhora no convívio social e qualidade de vida. A Tecnologia Assistiva e seus recursos vêm sendo utilizados como auxílio para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência (GALVÃO JÚNIOR, 2009). Todavia, para o uso dessa tecnologia como ferramenta que possibilita a inclusão, os professores de línguas estrangeiras precisam de formação e orientação coerentes para implementar tais recursos nas aulas. Portanto, o objetivo do presente artigo é sobre a formação do professor de línguas diante do TEA. Para tanto, abordaremos aspectos teóricos, em uma perspectiva qualitativa, referentes à formação do professor de línguas, autismo e uso de recursos e serviços da Tecnologia Assistiva para o ensino de línguas a essa comunidade. Para análise, tomamos como fundamento a abordagem qualitativa reflexiva. Este trabalho é fruto das pesquisas teóricas para a tese de doutorado, com as reflexões apontando que os cursos de formação de professores de línguas precisam tratar com mais profundidade estudos referentes ao autismo e à Tecnologia Assistiva."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 23 - Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD5_ID962_TB146_03102022154259.pdf"
    "created_at" => "2023-02-07 08:31:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSA BARROS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Laryssa Araújo"
    "autor_email" => "araujo.laryssa94@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
    "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91954
    "edicao_id" => 304
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 962
    "titulo" => "PROFESSOR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, AUTISMO E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA REFLEXÃO"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas com deficiências estão ingressando no espaço escolar, dentre elas pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). O Decreto n° 7.611, de 17 de Novembro de 2011, define que essas pessoas não podem ter negado o direito à educação. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n ° 13.146, 6 de Julho de 2015), por exemplo, garante a esse público o acesso à Tecnologia Assistiva visando o desenvolvimento da autonomia e consequente melhora no convívio social e qualidade de vida. A Tecnologia Assistiva e seus recursos vêm sendo utilizados como auxílio para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência (GALVÃO JÚNIOR, 2009). Todavia, para o uso dessa tecnologia como ferramenta que possibilita a inclusão, os professores de línguas estrangeiras precisam de formação e orientação coerentes para implementar tais recursos nas aulas. Portanto, o objetivo do presente artigo é sobre a formação do professor de línguas diante do TEA. Para tanto, abordaremos aspectos teóricos, em uma perspectiva qualitativa, referentes à formação do professor de línguas, autismo e uso de recursos e serviços da Tecnologia Assistiva para o ensino de línguas a essa comunidade. Para análise, tomamos como fundamento a abordagem qualitativa reflexiva. Este trabalho é fruto das pesquisas teóricas para a tese de doutorado, com as reflexões apontando que os cursos de formação de professores de línguas precisam tratar com mais profundidade estudos referentes ao autismo e à Tecnologia Assistiva."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 23 - Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD5_ID962_TB146_03102022154259.pdf"
    "created_at" => "2023-02-07 08:31:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSA BARROS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Laryssa Araújo"
    "autor_email" => "araujo.laryssa94@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
    "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02"
    "publicacao_id" => 87
    "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 304
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
        "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "descricao" => """
          O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
          O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
          Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
          O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
          <br />\r\n
          T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
          Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
        "logo" => null
        "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
        "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-24"
        "final_evento" => "2022-11-26"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
        "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 304
        "publicacao_id" => 87
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos"
        "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
        "descricao" => """
          O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
          O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
          Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
          O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
          <br />\r\n
          T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
          Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
          """
        "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01"
        "logo" => null
        "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png"
        "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-24"
        "final_evento" => "2022-11-26"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
        "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 192
                "edicao_id" => 304
                "codigo" => "978-65-86901-90-0"
                "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png"
                "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
                  O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
                  Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
                  O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n
                  Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n
                  Priscila do Vale Silva<br />\r\n
                  Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n
                  Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n
                  Claudiana Melo<br />\r\n
                  Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n
                  Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n
                  Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n
                  Fabricia Pereira Teles<br />\r\n
                  Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n
                  Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa<br />\r\n
                  Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n
                  Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n
                  Marly Macedo<br />\r\n
                  Let&iacute;cia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n
                  Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n
                  Francisco M&aacute;rio Carneiro da Silva<br />\r\n
                  Renato Pazos Vazquez<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Barbosa
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ABRA&Atilde;O VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n
                  ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA&nbsp;<br />\r\n
                  ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n
                  ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n
                  ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n
                  ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n
                  AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n
                  ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n
                  ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  ANA LU&Iacute;SA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n
                  ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n
                  ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n
                  ANTONIA MA&Iacute;RA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFRJ)<br />\r\n
                  AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n
                  BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA&Iacute;BA&nbsp;<br />\r\n
                  CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n
                  CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n
                  CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAG&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n
                  CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n
                  CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n
                  CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANA&Uacute;)&nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALH&Atilde;ES (IFPA)<br />\r\n
                  CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n
                  CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n
                  DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n
                  DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n
                  DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n
                  DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n
                  DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n
                  EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n
                  ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n
                  ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n
                  EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n
                  ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n
                  ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n
                  EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n
                  FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n
                  FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n
                  FERNANDO DA PAIX&Atilde;O (ESCOLA DE GEST&Atilde;O P&Uacute;BLICA DO ESTADO DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n
                  FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELENEIDE XAVIER &Aacute;VILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA VAL&Eacute;RIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n
                  FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n
                  GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n
                  GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n
                  GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10&ordf; DIREC)<br />\r\n
                  GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  GERMANA MARIA BRAND&Atilde;O RUFINO (UFC)<br />\r\n
                  GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n
                  GESSICA NUNES NORONHA&nbsp;<br />\r\n
                  GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  GIOVANA MARIA BEL&Eacute;M FALC&Atilde;O (UECE)<br />\r\n
                  GISELDA VILLA&Ccedil;A (FBV)<br />\r\n
                  GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n
                  GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n
                  IN&Ecirc;S CARDOSO (INSTITUTO POLIT&Eacute;CNICO DE SANTAR&Eacute;M - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O)<br />\r\n
                  ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n
                  IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n
                  JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n
                  JACKSON C&Iacute;CERO FRAN&Ccedil;A BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n
                  JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  JESSYKA DA SILVA &nbsp;RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n
                  JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  JOANA LAURA COTA CORR&Ecirc;A (UFPA)<br />\r\n
                  JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n
                  JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE S&Atilde;O LOUREN&Ccedil;O DA MATA)<br />\r\n
                  JULIA MARIA RAPOSO GON&Ccedil;ALVES DE MELO LARR&Eacute; (UFRPE)<br />\r\n
                  JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n
                  JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n
                  JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n
                  KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n
                  LOUREN&Ccedil;O CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n
                  LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n
                  LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n
                  LUIZA HERM&Iacute;NIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n
                  LUZIA DIAS ARA&Uacute;JO (UERN)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n
                  MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n
                  MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n
                  MARIA PERP&Eacute;TUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n
                  MARLINDA PESS&Ocirc;A ARA&Uacute;JO (CEEP)<br />\r\n
                  MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n
                  MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  MICAELA S&Aacute; (UFERSA)<br />\r\n
                  MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n
                  MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n
                  MORGANA TIMB&Oacute; LIMA (UFC)<br />\r\n
                  NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;LIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n
                  NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n
                  NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n
                  NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO PROC&Oacute;PIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n
                  QU&Eacute;SIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n
                  RAFAEL ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n
                  RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n
                  ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n
                  RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n
                  ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n
                  ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n
                  RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n
                  SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n
                  SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n
                  S&Iacute;LVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n
                  SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n
                  SUEL&Acirc;NDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n
                  SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n
                  SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n
                  SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n
                  THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n
                  TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  TIAGO LESSAS JOS&Eacute; DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU T&Eacute;CNICO)<br />\r\n
                  VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA CARVALHO DA SILVA FRAN&Ccedil;A (SEDUC-PARNA&Iacute;BA/FAESPA)<br />\r\n
                  VIRG&Iacute;LIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n
                  VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n
                  WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS&nbsp;<br />\r\n
                  WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf"
                "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
                "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 192
                "edicao_id" => 304
                "codigo" => "978-65-86901-90-0"
                "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png"
                "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Brasileiro sobre Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos &ndash; CONBRALE, durante o ano de 2022 prop&ocirc;s debates investigativos e reflex&otilde;es cient&iacute;ficas em torno do tema geral &ldquo;Cultura Escolar em Tempos de Pandemia&rdquo;. Nesta edi&ccedil;&atilde;o, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a media&ccedil;&atilde;o de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializa&ccedil;&otilde;es, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avan&ccedil;os e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cen&aacute;rio da experi&ecirc;ncia alfabetizadora.<br />\r\n
                  O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, professores (as) em forma&ccedil;&atilde;o, profissionais liberais no &acirc;mbito do ensino/aprendizagem e &aacute;reas afim. Teve como objetivo socializar experi&ecirc;ncias de sala de aula e suas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas relacionadas &agrave; Alfabetiza&ccedil;&atilde;o, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica da &aacute;rea. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plaus&iacute;veis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisi&ccedil;&atilde;o de linguagens e amplia&ccedil;&atilde;o de letramentos no contexto escolar para crian&ccedil;as, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conte&uacute;dos, experimentos e achados escolares e n&atilde;o-escolares no solo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa hist&oacute;ria da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cen&aacute;rio pand&ecirc;mico e de crise econ&ocirc;mica e sanit&aacute;ria? Como se (re)organizaram os curr&iacute;culos e se materializaram as pr&aacute;ticas e saberes escolares? Que quest&otilde;es &eacute;ticas, profissionais e est&eacute;ticas se fizeram presentes na pr&aacute;xis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das poss&iacute;veis quest&otilde;es problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n
                  Cabe destacar, que o &iacute;ndice de analfabetismo no Brasil ainda &eacute; um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar an&aacute;lises e pesquisas sobre o tema &eacute; inadi&aacute;vel. Observar as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e perspectivas hist&oacute;ricas pensadas para Alfabetiza&ccedil;&atilde;o em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreens&atilde;o cr&iacute;tica e propor interven&ccedil;&otilde;es epistemol&oacute;gicas e pedag&oacute;gicas, &eacute; uma tarefa para a hist&oacute;ria deste tempo. As desigualdades sociais e econ&ocirc;micas do pa&iacute;s atingem uma por&ccedil;&atilde;o significativa da popula&ccedil;&atilde;o adulta que sequer consegue escrever o pr&oacute;prio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inser&ccedil;&atilde;o social e econ&ocirc;mica. Entre as crian&ccedil;as o analfabetismo tamb&eacute;m &eacute; um fato. Cientes do que isto representa para o exerc&iacute;cio pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar for&ccedil;as neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetiza&ccedil;&atilde;o e seus desafios estruturais e pedag&oacute;gicos.<br />\r\n
                  O evento organizou-se em torno de confer&ecirc;ncias, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experi&ecirc;ncias e sess&otilde;es de comunica&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica que se empenharam em pensar a fun&ccedil;&atilde;o social, pol&iacute;tica e pedag&oacute;gica, bem como, sentidos e significados do que &eacute; ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das m&uacute;ltiplas linguagens.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Universidade Estadual do Cear&aacute; (UECE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  T&acirc;nia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n
                  Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n
                  Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n
                  Priscila do Vale Silva<br />\r\n
                  Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n
                  Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n
                  Claudiana Melo<br />\r\n
                  Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n
                  Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n
                  Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n
                  Fabricia Pereira Teles<br />\r\n
                  Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n
                  Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n
                  Francisca Geny Lustosa<br />\r\n
                  Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n
                  Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n
                  Marly Macedo<br />\r\n
                  Let&iacute;cia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n
                  Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n
                  Francisco M&aacute;rio Carneiro da Silva<br />\r\n
                  Renato Pazos Vazquez<br />\r\n
                  Maria Jos&eacute; Barbosa
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ABRA&Atilde;O VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n
                  ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA&nbsp;<br />\r\n
                  ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n
                  ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n
                  ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n
                  ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n
                  AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n
                  ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n
                  ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  ANA LU&Iacute;SA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n
                  ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n
                  ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n
                  ANTONIA MA&Iacute;RA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n
                  ANTONIO FERREIRA DA SILVA J&Uacute;NIOR (UFRJ)<br />\r\n
                  AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n
                  BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA&Iacute;BA&nbsp;<br />\r\n
                  CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n
                  CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n
                  CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAG&Atilde;O (UFS)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n
                  CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n
                  CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n
                  CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANA&Uacute;)&nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALH&Atilde;ES (IFPA)<br />\r\n
                  CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n
                  CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n
                  DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n
                  DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n
                  DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n
                  DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n
                  DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n
                  EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n
                  ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n
                  ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n
                  EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n
                  ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n
                  ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n
                  ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n
                  EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n
                  FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n
                  FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n
                  FERNANDO DA PAIX&Atilde;O (ESCOLA DE GEST&Atilde;O P&Uacute;BLICA DO ESTADO DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n
                  FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELENEIDE XAVIER &Aacute;VILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n
                  FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n
                  FRANCISCA VAL&Eacute;RIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n
                  FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNA&Iacute;BA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n
                  GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n
                  GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n
                  GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10&ordf; DIREC)<br />\r\n
                  GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  GERMANA MARIA BRAND&Atilde;O RUFINO (UFC)<br />\r\n
                  GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n
                  GESSICA NUNES NORONHA&nbsp;<br />\r\n
                  GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n
                  GIOVANA MARIA BEL&Eacute;M FALC&Atilde;O (UECE)<br />\r\n
                  GISELDA VILLA&Ccedil;A (FBV)<br />\r\n
                  GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n
                  GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n
                  GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n
                  IN&Ecirc;S CARDOSO (INSTITUTO POLIT&Eacute;CNICO DE SANTAR&Eacute;M - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCA&Ccedil;&Atilde;O)<br />\r\n
                  ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n
                  IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n
                  JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n
                  JACKSON C&Iacute;CERO FRAN&Ccedil;A BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n
                  JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n
                  JESSYKA DA SILVA &nbsp;RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n
                  JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  JOANA LAURA COTA CORR&Ecirc;A (UFPA)<br />\r\n
                  JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n
                  JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n
                  JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE S&Atilde;O LOUREN&Ccedil;O DA MATA)<br />\r\n
                  JULIA MARIA RAPOSO GON&Ccedil;ALVES DE MELO LARR&Eacute; (UFRPE)<br />\r\n
                  JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n
                  JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n
                  JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n
                  KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n
                  KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n
                  LOUREN&Ccedil;O CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n
                  LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n
                  LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n
                  LUIZA HERM&Iacute;NIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n
                  LUZIA DIAS ARA&Uacute;JO (UERN)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n
                  MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n
                  MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n
                  MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n
                  MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n
                  MARIA PERP&Eacute;TUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n
                  MARLINDA PESS&Ocirc;A ARA&Uacute;JO (CEEP)<br />\r\n
                  MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n
                  MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  MICAELA S&Aacute; (UFERSA)<br />\r\n
                  MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n
                  MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n
                  MORGANA TIMB&Oacute; LIMA (UFC)<br />\r\n
                  NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n
                  NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;LIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n
                  NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n
                  NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n
                  NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO PROC&Oacute;PIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n
                  QU&Eacute;SIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n
                  RAFAEL ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n
                  RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n
                  ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n
                  RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n
                  ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n
                  ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n
                  RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n
                  SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n
                  SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n
                  S&Iacute;LVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n
                  SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n
                  SUEL&Acirc;NDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n
                  SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n
                  SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n
                  SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n
                  T&Acirc;NIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n
                  THA&Iacute;S LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n
                  THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n
                  TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  TIAGO LESSAS JOS&Eacute; DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU T&Eacute;CNICO)<br />\r\n
                  VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA CARVALHO DA SILVA FRAN&Ccedil;A (SEDUC-PARNA&Iacute;BA/FAESPA)<br />\r\n
                  VIRG&Iacute;LIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n
                  VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n
                  WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS&nbsp;<br />\r\n
                  WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf"
                "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-12-08 10:13:02"
                "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de dezembro de 2022

Resumo

Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas com deficiências estão ingressando no espaço escolar, dentre elas pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). O Decreto n° 7.611, de 17 de Novembro de 2011, define que essas pessoas não podem ter negado o direito à educação. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n ° 13.146, 6 de Julho de 2015), por exemplo, garante a esse público o acesso à Tecnologia Assistiva visando o desenvolvimento da autonomia e consequente melhora no convívio social e qualidade de vida. A Tecnologia Assistiva e seus recursos vêm sendo utilizados como auxílio para o ensino-aprendizagem de alunos com deficiência (GALVÃO JÚNIOR, 2009). Todavia, para o uso dessa tecnologia como ferramenta que possibilita a inclusão, os professores de línguas estrangeiras precisam de formação e orientação coerentes para implementar tais recursos nas aulas. Portanto, o objetivo do presente artigo é sobre a formação do professor de línguas diante do TEA. Para tanto, abordaremos aspectos teóricos, em uma perspectiva qualitativa, referentes à formação do professor de línguas, autismo e uso de recursos e serviços da Tecnologia Assistiva para o ensino de línguas a essa comunidade. Para análise, tomamos como fundamento a abordagem qualitativa reflexiva. Este trabalho é fruto das pesquisas teóricas para a tese de doutorado, com as reflexões apontando que os cursos de formação de professores de línguas precisam tratar com mais profundidade estudos referentes ao autismo e à Tecnologia Assistiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.