Este artigo é um fragmento de uma pesquisa mais ampla, realizada com professores participantes do curso de extensão Práticas Pedagógicas de Alfabetização, desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenado pela professora Maria José Barbosa (UFC). Foram utilizados os dados referentes às cinco professoras alfabetizadoras que fizeram parte do grupo 4, entre seis grupos, que atuam na educação infantil, no 1º e 2º anos iniciais do ensino fundamental, objetivando conhecer a perspectiva das professoras sobre o desenvolvimento de práticas de leitura possibilitadas às crianças na educação infantil e nos dois primeiros anos iniciais do ensino fundamental. É uma pesquisa qualitativa, delineada como um estudo de caso múltiplos, baseada nos pressupostos teóricos de TEBEROSKY E COLOMER (2003), LEAL (2006), MAMEDE (2006), RIZZOLI (2009), ALARCÃO (2011), BRANDÃO (2011), REYES (2010; 2012), DONDA (2015) e CORSINO (2016), para a análise dos dados. A questão “como você desenvolve a leitura em sua turma” reverberou na produção dos dados, resultando nas seguintes categorias: i) Leitura de gêneros literários e não literários; ii) Ações pedagógicas e o processo de apropriação da leitura. Foram constatados o uso de variados gêneros textuais no cotidiano dos meninos e das meninas na instituição educativa, para o processo de apropriação da formação leitora e aprendizagem da leitura. Conclui-se que, para assegurar a aprendizagem da leitura e a formação leitora das crianças desde a primeira infância, é indispensável o desenvolvimento de ações pedagógicas sistematizadas e contínuas que contemplem os variados gêneros textuais e os interesses das crianças.