O ensaio teve como objetivo investigar como as práticas de alfabetização e letramento devem estar presente do cotidiano escolar. No decorrer de sua estruturação, o texto apontou a importância dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo-se referência aos conceitos de alfabetizar letrando nos anos iniciais, através das práticas que envolvem a oralidade, a escrita e a comunicação. Para que tal proposta se efetive, cabe à escola propiciar um trabalho de qualidade, levando os alunos à consolidação das capacidades e habilidades para utilizar a leitura e a escrita nas mais diversas práticas sociais. Decorrente da necessidade de reflexão docente e ancorada na revisão de literatura, feito através da pesquisa bibliográfica, este estudo explicitou a importância da análise em torno da temática alfabetização e letramento e sua articulação com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, pode-se inferir que a dinâmica de alfabetizar letrando reveste o caminho dos anos iniciais do Ensino Fundamental através de práticas pedagógicas que concebem o ato de ler, escrever e oralizar como práticas sociais. Alfabetizar e letrar são requisitos fundamentais para a inserção das crianças na sociedade letrada.