Desde o nascimento, a criança explora o seu ambiente social e experimenta diferentes objetos e situações ao seu redor, em que ela pode se deparar tanto com os movimentos próprios do seu desenvolvimento (sugar o peito, pegar), como as que podem ser facilitadas pelas pessoas que participam de sua evolução (andar, nadar, pular, pintar, escrever), o que envolve tanto estruturas cognitivas quanto motoras do indivíduo. Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa realizada numa Especialização em Psicomotricidade e aborda as contribuições da Psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem da escrita pelas crianças no processo de alfabetização. Teve como objetivos compreender as possíveis dificuldades das crianças no processo de aprendizagem da escrita; e, identificar nas crianças, os fatores psicomotores ligados a esta habilidade que necessitavam de estímulos para contribuir com o seu desenvolvimento. Alguns autores como Bueno (1998), Fonseca (1995), Sousa (2004), que abordam a relevância da Psicomotricidade no desenvolvimento infantil, bem como os estudos de Cagliari (1989) e, Ferreiro e Teberosky (1999) sobre a aquisição da escrita, contribuíram para fundamentar as discussões propostas neste artigo. A referida pesquisa, de cunho qualitativo, trata-se de um estudo de caso realizado com dezoito crianças do segundo ano do Ensino Fundamental, em processo de alfabetização, numa escola pública de Maracanaú. No processo investigativo utilizou-se a observação participante, uma atividade de escrita e alguns testes psicomotores. Nos resultados, observou-se que oito crianças apesar de apresentarem um perfil psicomotor considerado favorável. Contudo, foi possível perceber que cada uma, de maneira particular, apresentou alguma necessidade de estímulos para melhorar no desenvolvimento da escrita. Nesse sentido, uma proposta de vivências psicomotoras foi planejada e desenvolvida com os participantes da pesquisa. Tais atividades visaram contribuir tanto com o trabalho da professora, como nas práticas pedagógicas de outros profissionais da área.