Em Olhos d’Água, Conceição Evaristo (2016) reúne uma coletânea de escrevivências que abrangem uma quantidade de temas considerável: desde os cenários de violência pelos quais a população negra e pobre, especialmente as mulheres, vivencia, até a força e representatividade da ancestralidade, por exemplo. Dentre as narrativas que compõem o livro, o presente trabalho tem como objetivo investigar o conto “Os amores de Kimbá”, cuja narrativa desvela os conflitos identitários de um jovem negro da periferia em seus deslocamentos espaciais e afetivos. Pretende compreender como os espaços marginais estão representados na obra e qual seus efeitos sobre o protagonista; pretende também, por meio da Teoria Queer, investigar as dissidências sexuais e de gênero que o acompanham nas margens em que habita, insere sua identidade e desenvolve seus afetos. O trabalho está baseado em autores como Gomes (1999; 2007), Nascimento (2006), Jagose (1996), Miskolci (2020), Hall (2006), Bataille (1987), e Lesky (1996). Acreditamos ser possível estabelecer relações entre o espaço marginal no qual o protagonista vive e seus afetos, no que tange à forma como expressa sua sexualidade.