Este trabalho tem por objetivo analisar os aspectos fantásticos do conto “Vampiro”, presente na obra Gótico Nordestino, do autor Cristhiano Aguiar. Observa-se a fratura derivada do entrecruzamento das realidades expostas em um enredo de horror regionalista, que revigora representações do universo místico e rememora às associações universais que emolduram a figura vampiresca. A metodologia deste trabalho busca averiguar os traços fantásticos e regionais do conto em questão, com o apoio teórico de (TODOROV, 1975), (AGAMBEN, 2009) e (MUNIZ, 2009). Logo, é possível elucidar o pensamento de Todorov, de que a hesitação é, pois, a primeira condição do fantástico. O “Vampiro”, último conto da obra, traz ao leitor o excesso de hesitação, tão quanto o ápice da surpresa, uma vez que é possível se deparar com os traços góticos de uma literatura escrita em outrora. No contemporâneo de sua obra, encontra-se o deleite de um enredo visto, apenas, em um período passado da literatura, proporcionado por autores como Álvares de Azevedo, Mary Shelley e Augusto dos Anjos.