O presente trabalho discute a alfabetização e os desafios referentes aos usos das tecnologias digitais, durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, a fundamentação teórica desta comunicação encontra-se baseada nos estudos de: Soares (2002, 2020), Coscarelli (2019), Colello (2021), Gomes (2021), dentre outros. Trata-se de um recorte de pesquisa de natureza qualitativa realizada no âmbito do subprojeto Alfabetização, integrante do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A partir dos dados coletados por meio da análise dos relatórios finais e da aplicação de questionário, percebeu-se que algumas escolas públicas da rede municipal de Maceió-AL não possuíam estrutura física adequada para a oferta do ensino remoto e híbrido, somado à falta de letramento digital por parte de funcionários e de professores/alfabetizadores. Assim, para executar as ações de Residência Pedagógica (RP), residentes e preceptores do subprojeto Pedagogia/UFAL tiverem que repensar estratégias de ensino-aprendizagem associadas aos usos de tecnologias digitais, com destaque para o aplicativo WhatsApp. Por fim, destaca-se a importância das ações de formação (inicial e continuada) do PRP que viabilizaram práticas de letramentos articuladas ao processo de alfabetização.