O presente artigo objetiva refletir criticamente acerca da mediação da Literatura de Cordel em processos de alfabetização e letramento e caracteriza-se como um relato de experiência que advém do desenvolvimento do projeto “Entre Versos”, em uma turma de 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Parnaíba-PI, dentro do contexto da pandemia Covid-19, portanto, durante o Ensino Remoto Emergencial. O “Entre Versos” foi, inicialmente, um projeto didático-pedagógico que buscou lançar um olhar mais acurado sobre o Cordel e seu potencial linguístico, mas amplia-se posteriormente na medida em que se destaca os aspectos culturais, identitários e criativos inerentes a esta literatura, destacando sua importância social, histórica e política, refletindo sobre as potencialidades, riquezas e valores regionais, que contribuem não só para o contexto escolar, mas para a valorização da memória local e da cultura popular nordestina. Contamos com um aporte teórico ancorado principalmente em Freire (1991; 2000; 2005; 2018;), Soares (2021), Alves (2008); Schneuwly (2004), dentre outros. Esse trabalho detalha todo o processo de aplicação de uma sequência didática interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, explorando desde a criação de uma história em cordel que serviu como base para a contação de histórias, explorando os aspectos do gênero literário, sua origem, o estudo da técnica da xilogravura e a produção escrita, a partir da análise de rimas em atividades de alfabetização e letramento, propondo também uma avaliação no que diz respeito ao ensino remoto e suas dificuldades. Em geral, o estudo destaca a relevância da literatura de cordel na sala de aula e de como a sua utilização pode não só agregar saberes e conhecimentos essenciais para a formação do educando, mas também no despertar do interesse pela leitura e, por conseguinte, pela escrita.