Esta pesquisa buscou compreender como a escola pode contribuir para que meninas e mulheres aprendam desde a educação infantil aos anos finais ( Educação Infantil e Educação Básica ) a desenvolver sua autonomia e exercer seus direitos como mulheres empoderadas e donas de seu destino. Entende-se ser mais uma função da escola trabalhar na prevenção da dependência emocional através do empoderamento feminino, para isso analisar o PPP (Projeto Político Pedagógico) foi imprescindível. Como a temática empoderamento feminino está inserida no currículo da escola? Como metodologia foi adotada a pesquisa documental com recorte qualitativo. O aumento da violência contra a mulher suscita questionamentos no sentido de pensar a escola como o locus de ações na prevenção e combate a estas formas de violência. É necessário novas políticas públicas que garantam não apenas os direitos, mas principalmente formas de empoderamento e protagonismo da mulher na construção de sua história e no exercício pleno de sua autonomia. E essa prevenção deve começar na escola desde a educação infantil, ensinando meninas e meninos a se compreenderem e se respeitarem como seres humanos dotados dos mesmos direitos. A dependência emocional é o primeiro passo para abrir caminhos para as diversas formas de violência contra a mulher. Para o aporte teórico, dialogou-se com os autores Saffioti (2004, 2013, 2015), Berth (2018), Freitas (2021), instrumentos legais e outros autores da temática pesquisada.