Este estudo é fruto dos trabalhos de leitura, revisão e ações nas disciplinas de Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação Intercultural e Estágio Curricular Supervisionado que se deram através de planejamentos, atuações e reflexões no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) e Biblioteca Municipal Afro-Indígena, além de incentivo e colaboração das Escolas Quilombolas do Território de Conceição das Crioulas e da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (AQCC). O objetivo geral da presente investigação está fundamentado na tentativa de analisar o papel da Educação Escolar Quilombola e a sua importância como instrumento de reconhecimento, fortalecimento e consolidação da identidade dos educandos de Conceição das Crioulas. O estudo também busca elucidar a história da comunidade, a organização, os movimentos, a legislação que assegura a oferta da educação sistemática e os documentos norteadores existentes no âmbito educacional. A metodologia utilizada é fruto da abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico pertinente. A fundamentação teórica específica se deu a partir de teorias de Fonseca (2002); Silva (2012); Antunes (2016); Nascimento (2017); Rodrigues (2017); Silva (2019). Os resultados apontam que Conceição das Crioulas é sinônimo de luta e resistência negra. É um lugar de ressignificação de histórias, memórias e práticas, além da preservação de costumes e saberes que são mantidos e reorganizados sob muitos aspectos da cultura quilombola. É lugar de educar, de se ensinar e de aprender.