Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESQUINA DA CULTURA: UMA AÇÃO MULTICUTURAL FORMATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91066
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4951
    "inscrito_id" => 9448
    "titulo" => "ESQUINA DA CULTURA: UMA AÇÃO MULTICUTURAL FORMATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta projeto realizado na Escola Estadual Vigário Bartolomeu em Natal, no Rio Grande do Norte, junto aos estudantes do 6o ao 9o ano do turno vespertino e noturno. O projeto "Esquina da Cultura" surgiu como forma de fomentar o envolvimento dos membros da comunidade escolar através de ações em interface com o mundo da cultura de forma dinâmica, significativa e integradora. O projeto consistiu de visitas a espaços culturais da cidade do Natal, além da participação dos estudantes em concursos de redação voltados para temática da cultura, eventos e rodas de conversa. Buscou-se atender a necessidade de estar em contato com o meio, através do trabalho com a própria cultura e experiências vividas dentro e fora da sala de aula. Tais vivências, de acordo com Vygotsky (1998), estão relacionadas ao desenvolvimento do ser humano e da sua linguagem. Dialogamos também com Oliveira (1992), para quem a escola é antes de tudo um espaço onde o ser humano estabelece relações, submetendo-se a novas intervenções históricas e culturais que irão agregar ao seu desenvolvimento intelectual e sua formação. O projeto foi construído também em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Como resultado das ações, observou-se a potencialização dos estudantes, trazendo as suas experiências prévias para o contexto escolar, formação de plateia, conhecimento acerca da história, memória e patrimônio locais, conscientização acerca do racismo e adoecimento mental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9448_TB4951_03102022235050.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR OLIVEIRA"
    "autor_email" => "arthur_cassio@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91066
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4951
    "inscrito_id" => 9448
    "titulo" => "ESQUINA DA CULTURA: UMA AÇÃO MULTICUTURAL FORMATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta projeto realizado na Escola Estadual Vigário Bartolomeu em Natal, no Rio Grande do Norte, junto aos estudantes do 6o ao 9o ano do turno vespertino e noturno. O projeto "Esquina da Cultura" surgiu como forma de fomentar o envolvimento dos membros da comunidade escolar através de ações em interface com o mundo da cultura de forma dinâmica, significativa e integradora. O projeto consistiu de visitas a espaços culturais da cidade do Natal, além da participação dos estudantes em concursos de redação voltados para temática da cultura, eventos e rodas de conversa. Buscou-se atender a necessidade de estar em contato com o meio, através do trabalho com a própria cultura e experiências vividas dentro e fora da sala de aula. Tais vivências, de acordo com Vygotsky (1998), estão relacionadas ao desenvolvimento do ser humano e da sua linguagem. Dialogamos também com Oliveira (1992), para quem a escola é antes de tudo um espaço onde o ser humano estabelece relações, submetendo-se a novas intervenções históricas e culturais que irão agregar ao seu desenvolvimento intelectual e sua formação. O projeto foi construído também em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Como resultado das ações, observou-se a potencialização dos estudantes, trazendo as suas experiências prévias para o contexto escolar, formação de plateia, conhecimento acerca da história, memória e patrimônio locais, conscientização acerca do racismo e adoecimento mental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9448_TB4951_03102022235050.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR OLIVEIRA"
    "autor_email" => "arthur_cassio@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho apresenta projeto realizado na Escola Estadual Vigário Bartolomeu em Natal, no Rio Grande do Norte, junto aos estudantes do 6o ao 9o ano do turno vespertino e noturno. O projeto "Esquina da Cultura" surgiu como forma de fomentar o envolvimento dos membros da comunidade escolar através de ações em interface com o mundo da cultura de forma dinâmica, significativa e integradora. O projeto consistiu de visitas a espaços culturais da cidade do Natal, além da participação dos estudantes em concursos de redação voltados para temática da cultura, eventos e rodas de conversa. Buscou-se atender a necessidade de estar em contato com o meio, através do trabalho com a própria cultura e experiências vividas dentro e fora da sala de aula. Tais vivências, de acordo com Vygotsky (1998), estão relacionadas ao desenvolvimento do ser humano e da sua linguagem. Dialogamos também com Oliveira (1992), para quem a escola é antes de tudo um espaço onde o ser humano estabelece relações, submetendo-se a novas intervenções históricas e culturais que irão agregar ao seu desenvolvimento intelectual e sua formação. O projeto foi construído também em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Como resultado das ações, observou-se a potencialização dos estudantes, trazendo as suas experiências prévias para o contexto escolar, formação de plateia, conhecimento acerca da história, memória e patrimônio locais, conscientização acerca do racismo e adoecimento mental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.