Este trabalho apresenta projeto realizado na Escola Estadual Vigário Bartolomeu em Natal, no Rio Grande do Norte, junto aos estudantes do 6o ao 9o ano do turno vespertino e noturno. O projeto "Esquina da Cultura" surgiu como forma de fomentar o envolvimento dos membros da comunidade escolar através de ações em interface com o mundo da cultura de forma dinâmica, significativa e integradora. O projeto consistiu de visitas a espaços culturais da cidade do Natal, além da participação dos estudantes em concursos de redação voltados para temática da cultura, eventos e rodas de conversa. Buscou-se atender a necessidade de estar em contato com o meio, através do trabalho com a própria cultura e experiências vividas dentro e fora da sala de aula. Tais vivências, de acordo com Vygotsky (1998), estão relacionadas ao desenvolvimento do ser humano e da sua linguagem. Dialogamos também com Oliveira (1992), para quem a escola é antes de tudo um espaço onde o ser humano estabelece relações, submetendo-se a novas intervenções históricas e culturais que irão agregar ao seu desenvolvimento intelectual e sua formação. O projeto foi construído também em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Como resultado das ações, observou-se a potencialização dos estudantes, trazendo as suas experiências prévias para o contexto escolar, formação de plateia, conhecimento acerca da história, memória e patrimônio locais, conscientização acerca do racismo e adoecimento mental.