Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMPO COMUNIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE CAMPESINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB O OLHAR DOS PROFESSORES

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo descreve uma experiência no Tempo Comunidade, como requisito avaliativo das atividades discentes do tempo comunidade do período letivo 2022.1. do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus Amílcar Ferreira Sobral-Floriano Piauí da Universidade Federal do Piauí. A Pedagogia da Alternância viabiliza a recepção às populações camponesas, alia-se ao Tempo Comunidade na relação entre tempos e espaços de formação, visando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão para beneficiar a indissociabilidade entre teoria e prática. Tem como objetivo descrever a experiência de oficinas e rodas de conversa sobre Agricultura Familiar/Sustentabilidade e Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo, envolvendo 24 discentes, 05 docentes e agricultores nas localidades: Comunidade Água Branca em São Francisco do Maranhão (MA), Comunidade Quilombola de Angical em Colônia do Piauí, Regeneração (PI), Comunidade Framboesa em Floriano (PI), Comunidade Corbeto em Nazaré do Piauí. Apesar dos desafios, esse trabalho foi bem-sucedido para os agricultores familiares e acadêmicos campesinos, pois a troca de experiências, proporcionou a aquisição de conhecimentos norteadores para que os agricultores busquem superar os desafios na forma de cultivar a agricultura familiar, com alternativas mais sustentáveis e significativas rumo ao atendimento de seus anseios e suas necessidades básicas. Além disso, possibilitou aos estudantes observarem como o cultivo da terra age na melhoria da lavoura, e perceberem como os agricultores de suas comunidades vivenciam a prática da agricultura familiar. A execução do projeto demonstrou que este trabalho atraiu a participação engajada de alunos e professores, além de ter promovido interação entre eles. Essa experiência foi importante, pois proporcionou crescimento pessoal e profissional como professoras, além de favorecer uma visão panorâmica da vivência, necessidades e anseios dos campesinos na agricultura familiar da região do semiárido do sul do Piauí.

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