O presente artigo é um recorte da dissertação de Mestrado cujo objetivo é suscitar reflexões sobre o papel do gestor escolar face aos direitos de aprendizagens preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, analisando o perfil deste profissional à frente das instituições de educação infantil, suas contribuições na formação continuada dos professores e sua relação com a comunidade. O desenvolvimento do estudo se deu através da utilização de bases teóricas, fundamentadas nas concepções de estudiosos da área e na Legislação da Educação Nacional sobre a importância do papel do gestor na garantia do direito à formação integral das crianças de 0 a 5 anos, consideradas todas as nuances intrínsecas a esta etapa da Educação Básica. Os resultados do estudo revelaram que o papel do gestor escolar é fundamental, enquanto liderança atuante e articulada a todos os processos educativos na comunidade escolar, a ele compete garantir que os direitos de aprendizagem das crianças sejam assegurados. Sugerindo, portanto, uma atitude de gestão democrática que leve em conta a participação e envolvimento dos professores, funcionários e famílias no projeto educativo da instituição, superando a ação meramente administrativa e burocrática.