O presente trabalho intenta discutir as possibilidades e os desafios do ensino remoto (ER) encontrados na prática docente desenvolvida pelos/as residentes da 2ª edição do Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Escola Superior de Educação Física – Universidade de Pernambuco. Ao participar do programa, estudantes de licenciatura têm a oportunidade de realizar imersão no âmbito escolar para o desenvolvimento do trabalho docente como uma forma de preparação para a futura atuação em seu campo profissional. Em virtude da pandemia de Covid-19 houve a necessidade de mudança no formato de ensino dos professores. Se antes tínhamos o ensino presencial como objeto para a atuação, a partir de então nos deparamos com o ER que incide novas particularidades na profissão docente. Sendo preciso uma adaptação para lidar com esse meio e facultar o acesso à aprendizagem para os/as estudantes da educação básica. A experiência foi vista enquanto uma reinvenção que contou com desafios a serem superados. Os indicativos preliminares são revelados a partir de uma análise de conteúdo dos relatos de experiência desenvolvidos por 35 residentes originada em uma pesquisa de Mestrado em andamento. Quanto as possibilidades, considera-se: o trato com o ER a partir do programa auxiliou na abordagem do conteúdo da Educação Física (EF), possibilitou o desenvolvimento de estratégias de ensino para qualificar o ensino-aprendizagem e apresentou os recursos didáticos como um meio para dinamizar as aulas. Em relação aos desafios: destaca-se a necessidade de apropriação sobre o processo do ER que não foi uma experiência antes vivenciada pelos/as residentes, somando a isso a falta de uma infraestrutura para acessar as aulas, a desmotivação em participar do ER e a ausência da prática corporal que caracteriza a EF. Os/as residentes sugerem um investimento no âmbito da educação para a capacitação de professores/as para lidar com as Tecnologias de Informação e Comunicação.