RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE MICORRIZAS E SUA IMPORTÂNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89839 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3184 "inscrito_id" => 11761 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE MICORRIZAS E SUA IMPORTÂNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A presente intervenção foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Pastor José Florêncio Rodrigues, escola Pública Estadual, no Município do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco no segundo semestre do ano de 2021. O público-alvo foram os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Após análises e observações, foi possível perceber que os estudantes das referidas turmas demonstraram pouco conhecimento acerca das associações existentes entre plantas e outros organismos vivos, em especial as micorrizas. Logo, uma intervenção com este conteúdo fez-se necessária. Uma outra observação importante a ser levantada é a de que os livros didáticos usados pelos estudantes e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD trazem poucas informações sobre o assunto, contribuindo ainda mais para o pouco conhecimento do tema pelos alunos. Assim, essa intervenção propôs a aplicação de uma sequência didática investigativa baseada na importância das micorrizas fazendo uso de plataformas de comunicação digital, a saber: meet, padlet, mentimeter e mindmeister. Além da utilização de aplicativos por parte dos alunos para construírem produtos, animações e infográfico, para apresentar os conhecimentos, protagonismo, interação e habilidades fortalecidos, durante o trabalho realizado. O uso de ferramentas variadas foi observado pelos discentes como algo positivo e que contribuiu substancialmente em seus engajamentos e melhor aproveitaram o tempo pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11761_TB3184_29112022131349.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA XAVIER DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Mariana Xavier" "autor_email" => "mxlfma@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89839 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3184 "inscrito_id" => 11761 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APLICANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE MICORRIZAS E SUA IMPORTÂNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A presente intervenção foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Pastor José Florêncio Rodrigues, escola Pública Estadual, no Município do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco no segundo semestre do ano de 2021. O público-alvo foram os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Após análises e observações, foi possível perceber que os estudantes das referidas turmas demonstraram pouco conhecimento acerca das associações existentes entre plantas e outros organismos vivos, em especial as micorrizas. Logo, uma intervenção com este conteúdo fez-se necessária. Uma outra observação importante a ser levantada é a de que os livros didáticos usados pelos estudantes e aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD trazem poucas informações sobre o assunto, contribuindo ainda mais para o pouco conhecimento do tema pelos alunos. Assim, essa intervenção propôs a aplicação de uma sequência didática investigativa baseada na importância das micorrizas fazendo uso de plataformas de comunicação digital, a saber: meet, padlet, mentimeter e mindmeister. Além da utilização de aplicativos por parte dos alunos para construírem produtos, animações e infográfico, para apresentar os conhecimentos, protagonismo, interação e habilidades fortalecidos, durante o trabalho realizado. O uso de ferramentas variadas foi observado pelos discentes como algo positivo e que contribuiu substancialmente em seus engajamentos e melhor aproveitaram o tempo pedagógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11761_TB3184_29112022131349.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA XAVIER DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Mariana Xavier" "autor_email" => "mxlfma@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }