A sociedade está em constante transformação, afetando vários setores, sobretudo a educação, possibilitando novos ambientes de aprendizagem. A forma como se ensina e aprende atualmente, vem sendo um grande desafio, pois o acesso ao conhecimento não se dá apenas em um único ambiente, estes por sua vez, são múltiplos. Focando na aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de competências e saberes, quais são os novos espaços de aprendizagem? Qual é o papel do professor diante desses novos ambientes de aprendizagem? Quais são os desafios por esses sujeitos enfrentados nos ambientes de aprendizagem? O presente trabalho tem como finalidade discutir sobre os múltiplos espaços de aprendizagem, destacando o papel do professor frente aos novos ambientes de aprendizagem e descrever os desafios encontrados por esses profissionais. Na definição metodológica desta pesquisa, consideramos quanto aos objetivos, classificar como um estudo exploratório, em relação aos procedimentos, será utilizada a pesquisa bibliográfica, também foi aplicado um questionário via goole forms como instrumento de pesquisa. Os achados desta pesquisa revelou que houve uma mudança brusca nos últimos tempo das adequações desses profissionais aos ambientes de aprendizagem virtual, sobretudo em virtude da pandemia do Coronavírus. Os desafios encontrados ao longo da trajetória desses profissionais ainda é a indiciplina dentro do espaço físico, quanto ao espaço virtual destaca-se elementos como: a) falta de formação tecnológica; b) falta de conexão e recursos didáticos; e c) falta de motivação dos alunos, se mostraram desafiantes.